sicnot

Perfil

País

Passos considera que eventuais sanções a Portugal refletem má governação atual

Passos considera que eventuais sanções a Portugal refletem má governação atual

Pedro Passos Coelho diz que a ameaça do governo socialista de colocar a União Europeia em tribunal, se Portugal for alvo de sanções, não passa de uma tentativa para "lavar as mãos" e esconder os resultados da aliança com o Partido Comunista e o Bloco de Esquerda.

  • Passos Coelho não devia ter um discurso tão duro
    6:50

    Opinião

    Bernardo Ferrão, da SIC, considera que a montanha poderá parir um rato no caso das sanções de Bruxelas a Portugal. Poderá, no entanto, haver uma espécie de sanção zero, que terá custos de reputação para o país, por isso não entende o discurso "tão duro" de Pedro Passos Coelho. Considera mesmo que esta é uma postura que demonstra alguma desorientação do PSD.

  • Governo admite processar Bruxelas
    2:48

    Economia

    O primeiro-ministro admite processar a Comissão Europeia se esta decidir aplicar sanções a Portugal. Em declarações à SIC, António Costa diz, no entanto, que espera frutos do diálogo com a Comissão e com o Parlamento Europeu e que não se confirme a possibilidade de Bruxelas castigar o país com a suspensão de 16 fundos europeus.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.