sicnot

Perfil

País

Passos considera que eventuais sanções a Portugal refletem má governação atual

Passos considera que eventuais sanções a Portugal refletem má governação atual

Pedro Passos Coelho diz que a ameaça do governo socialista de colocar a União Europeia em tribunal, se Portugal for alvo de sanções, não passa de uma tentativa para "lavar as mãos" e esconder os resultados da aliança com o Partido Comunista e o Bloco de Esquerda.

  • Passos Coelho não devia ter um discurso tão duro
    6:50

    Opinião

    Bernardo Ferrão, da SIC, considera que a montanha poderá parir um rato no caso das sanções de Bruxelas a Portugal. Poderá, no entanto, haver uma espécie de sanção zero, que terá custos de reputação para o país, por isso não entende o discurso "tão duro" de Pedro Passos Coelho. Considera mesmo que esta é uma postura que demonstra alguma desorientação do PSD.

  • Governo admite processar Bruxelas
    2:48

    Economia

    O primeiro-ministro admite processar a Comissão Europeia se esta decidir aplicar sanções a Portugal. Em declarações à SIC, António Costa diz, no entanto, que espera frutos do diálogo com a Comissão e com o Parlamento Europeu e que não se confirme a possibilidade de Bruxelas castigar o país com a suspensão de 16 fundos europeus.

  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52