sicnot

Perfil

País

Hospitais de Coimbra curaram 307 doentes de Hepatite C no último ano e meio

REUTERS

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) já curou 307 doentes de Hepatite C no último ano e meio no âmbito do programa de erradicação da doença, anunciou hoje aquela unidade.

Dos 824 doentes submetidos a apreciação para tratamento, o CHUC promoveu o início de tratamento de 618 pessoas "e completou o tratamento (incluindo monitorização dos resultados) de 343 doentes, estando curados 307 doentes".

"A oportunidade histórica de erradicar uma doença potencialmente mortal faz-nos sentir realizados como médicos e coloca Portugal na linha da frente das melhores intervenções mundiais em saúde, com assinalável contributo do CHUC. E isso é um motivo de orgulho para todos", disse o presidente do conselho de administração do CHUC, José Martins Nunes.

Citado num comunicado da unidade hospitalar, a propósito do Dia Mundial do Combate à Hepatite que se assinala hoje, o responsável salientou que "o sucesso desta luta passa pela grande atenção a campanhas de prevenção da doença, diminuindo os comportamentos de risco e assegurando as melhores medidas de controlo da infeção".

"Esta prestação do CHUC está ancorada no esforço e no empenho dos seus profissionais, na sua capacidade de mobilização dos doentes para a prossecução do tratamento e traduz um desempenho do hospital ao melhor nível dos grandes centros hospitalares", refere a mesma nota.

A unidade hospitalar considera que a sua "reconhecida atratividade tem permitido que este elevado número de doentes recorram aos serviços [do CHUC] para diagnóstico e tratamento, sendo claro que os resultados estão em claro alinhamento com as melhores práticas internacionais".

Salienta ainda que, além da qualidade de vida dos doentes, a cura da hepatite "conduz a prazo a um benefício económico-financeiro para a sociedade, com uma redução de despesa pública de cerca de 270 milhões de euros (com tratamentos e seguimentos de doentes com cirrose hepática, carcinoma hepato-celular ou transplantação hepática evitados pelo tratamento)".

O CHUC assinala hoje o Dia Mundial do Combate à Hepatite com várias ações de divulgação de medidas de prevenção na comunidade, na linha dos "Campos de Férias" que anualmente realiza para crianças e adolescentes através da consulta de doenças infecciosas do departamento pediátrico.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".