sicnot

Perfil

País

Temperaturas máximas descem entre 3 a 5 graus no fim de semana

© Marko Djurica / Reuters

As temperaturas máximas vão descer no fim de semana entre três e cinco graus Celsius, apesar de no Alentejo rondarem os 35/36, e o vento soprará mais fraco nos próximos dias, disse hoje a meteorologista Cristina Simões.

Segundo adiantou à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, até sexta-feira as temperaturas vão manter-se um pouco elevadas, mas sábado e domingo está prevista uma descida das máximas na ordem dos três a cinco graus Celsius.

"A tendência continua a ser de céu pouco nublado ou limpo, com alguma nebulosidade no litoral oeste durante a manhã. O vento está fraco, soprará mais intenso no litoral e nas terras altas hoje e amanhã [sexta-feira] durante a manhã, sendo que a partir de sexta-feira tende a diminuir até ao fim de semana", explicou.

De acordo com Cristina Simões, as temperaturas máximas vão manter-se elevadas até sexta-feira, sendo que no sábado e domingo a tendência é para que desçam as mais elevadas.

"Dependendo das regiões, sábado podem descer entre três a cinco graus Celsius e no domingo mais um pouco, entre dois a três graus. O fim de semana vai ser mais fresco do que tem estado, mas com menos vento", sublinhou.

Cristina Simões lembrou ainda que as temperaturas máximas têm rondado em alguns sítios os 40 graus Celsius, valores de referência no Alentejo, sendo esperadas em Évora e Beja 35/36 graus de máxima no sábado e 33/34 no domingo.

"Já em Lisboa, as temperaturas vão estar ligeiramente abaixo dos 30 graus Celsius, sendo esperadas máximas de 28 no sábado e 26 no domingo", adiantou.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:30

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior norte e centro durante a tarde e com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral a norte do Cabo Raso, e sendo moderado a forte do quadrante norte até ao início da manhã e a partir do final da tarde nas terras altas das regiões norte e centro.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.