sicnot

Perfil

País

Greve dos enfemeiros no turno da noite foi de 78,5%

A adesão à greve nacional dos enfermeiros referente ao turno da noite, que começou às 00:00 de hoje, foi de 78,6%, segundo dados avançados pelo Sindicato Nacional do setor.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) indicou que a adesão à greve no turno da noite foi de 78,6%, enquanto na quinta-feira a paralisação, que decorreu apenas em Viana do Castelo, Braga, Castelo Branco, Santarém e Algarve, situou-se nos 75,6%.

"Na quinta-feira, a adesão média, nos três turnos (manhã, tarde e noite) foi de 75,6%", é referido.

Dada a elevada adesão à greve, o SEP aconselha os "utentes a deslocarem-se aos serviços de Saúde, apenas, na estrita medida do inadiável (situações de urgência)".

O SEP remeteu ainda para as 11:00 de hoje mais dados sobre a greve e anúncio de novas intervenções e formas de luta.

Os funcionários do setor da saúde e os enfermeiros iniciaram quinta-feira uma greve de 48 horas para exigir a reposição das 35 horas semanais a todos os trabalhadores e celebração de um acordo coletivo de trabalho, bem como pelo pagamento de horas extraordinárias.

Lusa

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15