sicnot

Perfil

País

Menos 50 camiões na estrada por dia após ligação ferroviária ao Porto de Aveiro

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, recentemente eletrificada, permitiu já retirar da estrada 50 camiões por dia, estima a administração portuária, revelando que a ferrovia transportou 20% do somatório das exportações do porto, no primeiro semestre, num total de 159 mil toneladas.

Na primeira metade de 2016 o Porto de Aveiro recebeu 217 comboios, o que perfaz 36 comboios por mês e nove semanais, com um total de 3.042 vagões com carga.

Tirando partido do investimento da Administração do Porto de Aveiro na eletrificação do ramal ferroviário, concluído em 2015, a CP Carga iniciou no primeiro semestre operações com tração elétrica.

Segundo estimativas da Administração do Porto de Aveiro, a mudança para locomotivas elétricas viabilizou a redução do número de camiões a circular na estrada em perto de 5.900 veículos (50 veículos/dia) e uma redução de cerca de 90% de co2 (dióxido de carbono), tendo em conta o padrão de veículo normalmente utilizado para o trânsito do tipo de mercadoria em causa.

O Ramal do Porto de Aveiro, também conhecido como Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro ou Linha do Porto de Aveiro, une a Plataforma Multimodal de Cacia, na Linha do Norte, ao Porto de Aveiro, em Portugal, numa extensão total de aproximadamente nove quilómetros e foi inaugurado em 2010.


Lusa

  • Criada aplicação para navegar na Ria de Aveiro
    1:58

    País

    A Universidade de Aveiro criou uma aplicação móvel que fornece previsões atualizadas das marés da Ria da cidade. Os dados, que não eram revistos desde 1987, podem agora ajudar quem anda de barco a evitar os perigos da baixa-mar. A aplicação HidroRia é gratuita e está disponível para telemóveis Android.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17