sicnot

Perfil

País

Menos 50 camiões na estrada por dia após ligação ferroviária ao Porto de Aveiro

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, recentemente eletrificada, permitiu já retirar da estrada 50 camiões por dia, estima a administração portuária, revelando que a ferrovia transportou 20% do somatório das exportações do porto, no primeiro semestre, num total de 159 mil toneladas.

Na primeira metade de 2016 o Porto de Aveiro recebeu 217 comboios, o que perfaz 36 comboios por mês e nove semanais, com um total de 3.042 vagões com carga.

Tirando partido do investimento da Administração do Porto de Aveiro na eletrificação do ramal ferroviário, concluído em 2015, a CP Carga iniciou no primeiro semestre operações com tração elétrica.

Segundo estimativas da Administração do Porto de Aveiro, a mudança para locomotivas elétricas viabilizou a redução do número de camiões a circular na estrada em perto de 5.900 veículos (50 veículos/dia) e uma redução de cerca de 90% de co2 (dióxido de carbono), tendo em conta o padrão de veículo normalmente utilizado para o trânsito do tipo de mercadoria em causa.

O Ramal do Porto de Aveiro, também conhecido como Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro ou Linha do Porto de Aveiro, une a Plataforma Multimodal de Cacia, na Linha do Norte, ao Porto de Aveiro, em Portugal, numa extensão total de aproximadamente nove quilómetros e foi inaugurado em 2010.


Lusa

  • Criada aplicação para navegar na Ria de Aveiro
    1:58

    País

    A Universidade de Aveiro criou uma aplicação móvel que fornece previsões atualizadas das marés da Ria da cidade. Os dados, que não eram revistos desde 1987, podem agora ajudar quem anda de barco a evitar os perigos da baixa-mar. A aplicação HidroRia é gratuita e está disponível para telemóveis Android.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.