sicnot

Perfil

País

Menos 50 camiões na estrada por dia após ligação ferroviária ao Porto de Aveiro

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, recentemente eletrificada, permitiu já retirar da estrada 50 camiões por dia, estima a administração portuária, revelando que a ferrovia transportou 20% do somatório das exportações do porto, no primeiro semestre, num total de 159 mil toneladas.

Na primeira metade de 2016 o Porto de Aveiro recebeu 217 comboios, o que perfaz 36 comboios por mês e nove semanais, com um total de 3.042 vagões com carga.

Tirando partido do investimento da Administração do Porto de Aveiro na eletrificação do ramal ferroviário, concluído em 2015, a CP Carga iniciou no primeiro semestre operações com tração elétrica.

Segundo estimativas da Administração do Porto de Aveiro, a mudança para locomotivas elétricas viabilizou a redução do número de camiões a circular na estrada em perto de 5.900 veículos (50 veículos/dia) e uma redução de cerca de 90% de co2 (dióxido de carbono), tendo em conta o padrão de veículo normalmente utilizado para o trânsito do tipo de mercadoria em causa.

O Ramal do Porto de Aveiro, também conhecido como Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro ou Linha do Porto de Aveiro, une a Plataforma Multimodal de Cacia, na Linha do Norte, ao Porto de Aveiro, em Portugal, numa extensão total de aproximadamente nove quilómetros e foi inaugurado em 2010.


Lusa

  • Criada aplicação para navegar na Ria de Aveiro
    1:58

    País

    A Universidade de Aveiro criou uma aplicação móvel que fornece previsões atualizadas das marés da Ria da cidade. Os dados, que não eram revistos desde 1987, podem agora ajudar quem anda de barco a evitar os perigos da baixa-mar. A aplicação HidroRia é gratuita e está disponível para telemóveis Android.

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.