sicnot

Perfil

País

Cadela resgatada pelos bombeiros de Valença é agora a mascote da corporação

Kika

Kika, uma cadela com cerca de três meses resgatada pelos Bombeiros Voluntários de Valença, virou mascote da corporação e transformou-se na "menina dos olhos" dos cerca de 50 operacionais que lá trabalham.

"A nossa pequena é uma dádiva da natureza. Estamos a adorar tê-la aqui no quartel. É uma companhia fantástica", afirmou à Lusa Pedro Lima.

O operacional da corporação adiantou que a chegada da Kika ao quartel foi encarada com "muita felicidade" e que a reação da população do concelho à notícia da adoção da cadela, divulgada na página oficial dos bombeiros nas redes sociais, "tem sido fantástica".

O mais recente elemento dos Bombeiros Voluntários de Valença foi encontrado, no passado dia 13 de julho, na berma de uma estrada na freguesia de Ganfei por uma equipa que regressava do combate a um incêndio urbano.

"Primeiro fugiu com medo e por estar muito debilitada. Quando viu que não lhe íamos fazer mal aceitou o colinho", disse o bombeiro.

Com autorização do comando e da direção da associação humanitária dos bombeiros a Kika foi "adotada" e "levada, de imediato ao veterinário devido ao seu estado, muito debilitado".

"Teve que estar internada por envenenamento, com veneno para ratos, situação que associamos ao local onde foi encontrada numa zona de terrenos agrícolas", disse Pedro Lima.

O bombeiro adiantou que "está a recuperar bem, graças à veterinária Karina Viães" e no quartel "todos acompanham com cuidado a evolução do estado de saúde da pequena".

"Todos se preocupam com a hora da medicação porque queremos que esteja a 100%, que se sinta contente e em casa", disse, adiantando que "primeiro o objetivo é estabilizar o estado de saúde da cadela e, mais tarde pensar que projetos poderão ser desenvolvimentos para envolver a comunidade".

Os custos dos tratamentos estão a ser suportados pela associação humanitária e as despesas com a alimentação e conforto da Kika são repartidas pelos operacionais.

"Não sabemos se fugiu ou foi abandonada. Procuramos saber junto da população da zona onde a encontramos se teria dono mas até agora ninguém se acusou e a Kika está bem connosco", sublinhou.

No Alto Minho, os bombeiros voluntários de Viana do Castelo também adotaram, em setembro de 2015, uma cadela que tinha fugido.

A Nina passou a ser nova "recruta" da corporação, e tem como missão de alegrar o quartel.

"Quando algum de nós sai para uma emergência e é algo péssimo, chegamos aqui e temos a Nina à nossa espera. É uma alegria, ajuda a esquecer um bocado aquilo por que uma pessoa passa", disse, na altura à Lusa a bombeira estagiária Juliana Rodrigues.

A Nina enverga um colete vermelho e já tem um equipamento oficial, com as insígnias da corporação.

A cadela tem página no Facebook e já junta 7.713 amigos. É nas redes sociais que a corporação relata o dia-a-dia da Nina, para que as pessoas "possam acompanhar o seu crescimento" e "para quem quiser, poder ajudar com donativos".

Lusa

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto 

    Queda do BES

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto para exigir "bom senso" ao Governo, ao Banco de Portugal (BdP) e aos responsáveis do Novo Banco, refere um comunicado remetido às redações.A manifestação está marcada para as 11:00, nas imediações do balcão do Novo Banco e do Banco de Portugal, na Avenida dos Aliados, e a nota dirigida à imprensa é assinada por quase centena e meia de pessoas."

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Morre congressista republicano norte-americano acusado de assédio sexual

    Mundo

    O congressista estatal do Kentucky e pastor evangélico Dan Johnson morreu na quarta-feira, num aparente suicídio, dois dias depois de ser acusado de assédio sexual por uma mulher, disseram as autoridades. O médico legista do condado, Dave Billings, afirmou que a morte de Johnson foi causada por um único tiro, numa ponte de Mount Washinton, perto de Louisville, onde estacionou o automóvel.

  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28