sicnot

Perfil

País

DGS aconselha vacina do sarampo a quem vai viajar

A Direção-geral da Saúde (DGS) aconselhou a vacina do sarampo a todas as pessoas que vão viajar ou participar em eventos internacionais, em Portugal ou no estrangeiro.

Reuters

Consideram-se já protegidas contra o sarampo as pessoas que tiveram a doença ou que têm duas doses da vacina, no caso dos menores de 18, e uma dose quando se trata de adultos.

"O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave ou mesmo a morte", lembra a DGS, que avisa que continuam a ocorrer surtos ou epidemias de sarampo na maioria dos países europeus e no continente americano. A doença é também frequente em muitos países africanos e asiáticos.

Em Portugal o sarampo está controlado há vários anos, uma vez que a maioria das pessoas está protegida por ter sido vacinada ou por ter tido a doença.

"Em viagens internacionais e em eventos onde se encontram cidadãos de vários países, existe o risco de pessoas não protegidas contraírem sarampo através do contacto com pessoas doentes ou em período de incubação da doença", indica a DGS numa nota hoje divulgada.

A vacina, dada gratuitamente no Serviço Nacional de Saúde, é recomendada a quem "vai viajar ou participar num evento internacional, em Portugal ou no estrangeiro".

Lusa

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.