sicnot

Perfil

País

DGS aconselha vacina do sarampo a quem vai viajar

A Direção-geral da Saúde (DGS) aconselhou a vacina do sarampo a todas as pessoas que vão viajar ou participar em eventos internacionais, em Portugal ou no estrangeiro.

Reuters

Consideram-se já protegidas contra o sarampo as pessoas que tiveram a doença ou que têm duas doses da vacina, no caso dos menores de 18, e uma dose quando se trata de adultos.

"O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave ou mesmo a morte", lembra a DGS, que avisa que continuam a ocorrer surtos ou epidemias de sarampo na maioria dos países europeus e no continente americano. A doença é também frequente em muitos países africanos e asiáticos.

Em Portugal o sarampo está controlado há vários anos, uma vez que a maioria das pessoas está protegida por ter sido vacinada ou por ter tido a doença.

"Em viagens internacionais e em eventos onde se encontram cidadãos de vários países, existe o risco de pessoas não protegidas contraírem sarampo através do contacto com pessoas doentes ou em período de incubação da doença", indica a DGS numa nota hoje divulgada.

A vacina, dada gratuitamente no Serviço Nacional de Saúde, é recomendada a quem "vai viajar ou participar num evento internacional, em Portugal ou no estrangeiro".

Lusa

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.