sicnot

Perfil

País

Fogo em Manteigas dado como dominado

MIGUEL PEREIRA DA SILVA

O incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, foi dado como dominado hoje de manhã, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

Segundo a fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) da Guarda, o fogo foi dado como dominado às 09:55.

O incêndio começou às 09:35 de domingo e chegou a ter três frentes ativas, duas das quais dominadas durante a noite.

Ao início da manhã de hoje, o fogo mantinha uma frente ativa que queimava essencialmente uma zona de mato, como explicou à Lusa o comandante operacional do Agrupamento Distrital Centro Norte, António Ribeiro.

Segundo adiantou, a "orografia do terreno e os afloramentos rochosos que caracterizam o Parque Natural da Serra da Estrela" foram as principais dificuldades encontradas no combate.

De acordo com informação disponível às 11:30 na página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, no local estão 378 operacionais, auxiliados por 116 veículos e oito meios aéreos.

Lusa

  • Quercus acusa autoridades de desvalorizarem fogos nas áreas protegidas
    1:13

    País

    A Quercus acusa os bombeiros e a Proteção Civil de desvalorizarem os incêndios nas áreas protegidas como a Serra da Estrela ou o Parque Natural da Peneda-Gerês. O presidente da associação ambientalista não compreende porque é que as autoridades dizem sistematicamente que está a arder mato quando, afinal, é floresta que está a ser consumida. João Branco fala ainda na falta da prevenção e nos efeitos que não devem ficar por aqui.

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • Lembra-se dos olharapos da Expo'98? Estão de volta
    1:46