sicnot

Perfil

País

Nove concelhos em risco máximo de incêndio

(Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuters (Arquivo)

Nove concelhos do interior norte e centro do país apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA coloca hoje em risco máximo de incêndio os concelhos de Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda e Sabugal - todos no distrito da Guarda.

Arganil e Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra) e Oleiros (Castelo Branco) são os outros concelhos com risco de incêndio no nível máximo.

Em risco muito elevado e elevado de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental.

No litoral, predominam hoje os concelhos com risco moderado ou reduzido de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral e no interior das regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao final da manhã.

Em especial durante a tarde, aumento temporário de nebulosidade nas regiões montanhosas do interior Norte e Centro com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e trovoadas.

Prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral e interior do Alentejo.

Haverá uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior.

Quanto às máximas, terão descidas, acentuadas em alguns locais.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.