sicnot

Perfil

País

Risco muito elevado de exposição à radiação UV em todo o país

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Todas as regiões do país apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o Instituto, as regiões do Funchal, Porto Santo, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Penhas Douradas, Vila Real, Funchal, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Porto Santo, Horta, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores estão hoje com níveis 'Muito Elevado'.

Nas regiões com risco com níveis 'Muito Elevado' e 'Elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral entre o Cabo Mondego e o Cabo Raso até meio da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, por vezes com rajadas até 55 quilómetros por hora, pequena descida da temperatura mínima no litoral da região norte e pequena subida da máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, aguaceiros fracos e pouco frequentes nas vertentes norte até ao início da tarde e vento fraco a moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas.

Para os Açores a previsão aponta para céu geralmente pouco nublado, vento sudoeste medrado a bonançoso e possibilidade de aguaceiros no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 28 graus Celsius, no Porto entre 14 e 26, em Viana do Castelo entre 13 e 26, em Bragança entre 14 e 32, em Vila Real entre 16 e 32, em Viseu entre 15 e 32, na Guarda entre 14 e 29, em Coimbra entre 13 e 30, em Castelo Branco entre 18 e 34, em Portalegre entre 17 e 33, em Santarém entre 15 e 32, em Évora entre 15 e 35, em Beja entre 15 e 34, em Faro entre 20 e 36, no Funchal entre 20 e 26, em Ponta Delgada entre 20 e 26, na Horta entre 19 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 26.

Lusa

  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.