sicnot

Perfil

País

Sindicato diz que aumento da idade para a condução de autocarros põe em risco segurança dos passageiros

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (Sitra) alegou esta segunda-feira que o aumento da idade máxima para a condução de autocarros, de 65 para 67 anos, atenta contra a segurança dos passageiros.

Em comunicado, o Sitra refere que o alargamento da idade máxima dos condutores de veículos pesados de passageiros "põe claramente em risco a segurança dos passageiros", sustentando que, "a partir dos 65 anos, as capacidades psicomotoras dos profissionais diminuem sistemática e substancialmente".

A alteração consta num decreto-lei publicado na sexta-feira, que condiciona o aumento, dos 65 para os 67 anos, da idade máxima para a condução de veículos pesados de passageiros e mercadorias à aptidão física, mental e psicológica do condutor.

Na nota de imprensa, o sindicato, afeto à UGT, considera "inadmissível que o Governo tenha avançado de forma unilateral para a revisão de uma matéria tão importante e estruturante da vida profissional e pessoal dos motoristas, sem ter aberto um processo negocial com vista a integrar e a salvaguardar os interesses dos trabalhadores e dos utentes".

À Lusa, o secretário-geral do Sitra, Sérgio Monte, apontou que a profissão de motorista tem "um desgaste rápido", pelo que, no limite, a idade máxima de condução deveria ser mantida nos 65 anos.

No comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes defende, ainda, que o decreto-lei, que altera o Código da Estrada, "deixa sérias dúvidas sobre qual a proteção social a que os motoristas, que aos 65 anos forem considerados inaptos para desempenhar as suas funções, têm direito".

Lusa

  • "Fiquei absolutamente perplexo com a escolha de Elina Fraga"
    0:43

    País

    Rogério Alves diz que ficou perplexo com a escolha de Elina Fraga para a vice-presidência do PSD. Em declarações à TSF e Diário de Notícias, o antigo bastonário da Ordem dos Advogados lembra as divergências com o governo de Passos Coelho, sobretudo em matérias de justiça.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07