sicnot

Perfil

País

Armazenamento de água em julho desceu em todas as bacias hidrográficas

(Lusa/Arquivo)

NUNO VEIGA

A quantidade de água armazenada em julho em Portugal continental desceu em todas as bacias hidrográficas, relativamente ao mês anterior, de acordo com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Segundo o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH, hoje divulgado, no último dia de julho, comparativamente a igual período do mês anterior, das 60 albufeiras monitorizadas, 24 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e sete têm disponibilidades inferiores a 40%.

Os níveis mais elevados de armazenamento de água em junho de 2016 ocorreram nas bacias do Tejo (84,8%), Douro (82%), Lima (81%), Mondego (80%), Guadiana (78,6%), Cávado (78,4%), Mira (70%), Barlavento (69,9%), Oeste (64,1%), Ave (63,5%), Arade (53,8%) e Sado (38,9%).

O SNIRH indica que os armazenamentos de julho de 2016, por bacia hidrográfica, apresentaram-se superiores às médias dos valores do mesmo mês nos períodos de 1990/91 a 2014/15, exceto para as bacias do Sado, Mira e Ribeiras do Algarve.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira, segundo o SNIRH.

Lusa

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.