sicnot

Perfil

País

Concelhos de Santarém, Castelo Branco e Coimbra com risco máximo de incêndio

MIGUEL PEREIRA DA SILVA

Quatro concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Coimbra apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os concelhos de Mação (Santarém), Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Oliveira do Hospital (Coimbra) estão hoje em risco 'Máximo' de incêndio.

O Instituto colocou também em risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental, exceto Leiria.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo, o Instituto prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco predominando do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde e a norte do Cabo Raso, e de nordeste até ao início da manhã nas terras altas do interior norte e centro.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior e subida da máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e vento fraco a moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas.

Para os Açores aguarda-se períodos de céu muito com boas abertas tornando-se encoberto, aguaceiros fracos a partir da noite e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 32 graus Celsius, no Porto entre 15 e 27, em Vila Real entre 17 e 34, em Viseu entre 18 e 35, em Bragança entre 16 e 35, na Guarda entre 17 e 33, em Coimbra entre 14 e 32, em Castelo Branco entre 21 e 37, em Portalegre entre 20 e 36, em Santarém entre 15 e 35, em Évora e Beja entre 16 e 37, em Faro entre 20 e 30, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre 20 e 25, na Horta entre 19 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 27.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.