sicnot

Perfil

País

Julho com mais incêndios mas menos área ardida

Julho com mais incêndios mas menos área ardida

Com o mês de julho mais quente desde que há registos, o número de fogos florestais aumentou. No entanto, a área ardida é menor que no mesmo período de 2015. A proteção civil explica que se trata do resultado do trabalho de prevenção, aliado a uma primavera fresca.

  • Grupo de Intervenção e Socorro da GNR faz 10 anos
    3:00

    País

    Um dos meios mais importantes no combate aos incêndios é o grupo de intervenção da Guarda Nacional Republicana, que faz dez anos. Muito criticado ao início, é hoje elogiado sobretudo pela rapidez com que chegam aos locais de combate aos incêndios.

  • Quercus acusa autoridades de desvalorizarem fogos nas áreas protegidas
    1:13

    País

    A Quercus acusa os bombeiros e a Proteção Civil de desvalorizarem os incêndios nas áreas protegidas como a Serra da Estrela ou o Parque Natural da Peneda-Gerês. O presidente da associação ambientalista não compreende porque é que as autoridades dizem sistematicamente que está a arder mato quando, afinal, é floresta que está a ser consumida. João Branco fala ainda na falta da prevenção e nos efeitos que não devem ficar por aqui.

  • Incêndio de Manteigas atinge parque natural da Serra da Estrela
    0:53

    País

    O distrito da Guarda registou, desde sábado, vários incêndios florestais. O maior, no concelho de Manteigas, ardeu durante quase 24 horas. Foi dominado ao final da manhã, mas ainda vai demorar até ser dado como extinto. Também no concelho de Manteigas, perto da freguesia de Sameiro, cerca de 150 homens combatem um incêndio que a esta hora ainda está ativo. O parque natural da Serra da Estrela foi atingido.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.