sicnot

Perfil

País

Julho com mais incêndios mas menos área ardida

Julho com mais incêndios mas menos área ardida

Com o mês de julho mais quente desde que há registos, o número de fogos florestais aumentou. No entanto, a área ardida é menor que no mesmo período de 2015. A proteção civil explica que se trata do resultado do trabalho de prevenção, aliado a uma primavera fresca.

  • Grupo de Intervenção e Socorro da GNR faz 10 anos
    3:00

    País

    Um dos meios mais importantes no combate aos incêndios é o grupo de intervenção da Guarda Nacional Republicana, que faz dez anos. Muito criticado ao início, é hoje elogiado sobretudo pela rapidez com que chegam aos locais de combate aos incêndios.

  • Quercus acusa autoridades de desvalorizarem fogos nas áreas protegidas
    1:13

    País

    A Quercus acusa os bombeiros e a Proteção Civil de desvalorizarem os incêndios nas áreas protegidas como a Serra da Estrela ou o Parque Natural da Peneda-Gerês. O presidente da associação ambientalista não compreende porque é que as autoridades dizem sistematicamente que está a arder mato quando, afinal, é floresta que está a ser consumida. João Branco fala ainda na falta da prevenção e nos efeitos que não devem ficar por aqui.

  • Incêndio de Manteigas atinge parque natural da Serra da Estrela
    0:53

    País

    O distrito da Guarda registou, desde sábado, vários incêndios florestais. O maior, no concelho de Manteigas, ardeu durante quase 24 horas. Foi dominado ao final da manhã, mas ainda vai demorar até ser dado como extinto. Também no concelho de Manteigas, perto da freguesia de Sameiro, cerca de 150 homens combatem um incêndio que a esta hora ainda está ativo. O parque natural da Serra da Estrela foi atingido.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.