sicnot

Perfil

País

Radiação solar no verão aumenta risco de lesões nos olhos

© Eliseo Fernandez / Reuters

​A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alertou hoje para os riscos da radiação solar no verão, que pode causar lesões na córnea e retinopatia se os olhos não forem devidamente protegidos.

"No verão, o reflexo da luz solar na areia e na água pode desencadear lesões na córnea e a observação direta do sol pode provocar retinopatia solar", afirma a SPO, alertando para a importância de proteger os olhos da luz solar.

Com o aumento dos índices de raios ultravioleta (UV) e a maior exposição à radiação solar os olhos ficam particularmente expostos a certos agentes agressores, acrescenta.

"Em casos extremos pode haver um sério compromisso da função visual", explica Rita Flores, oftalmologista e secretária geral da SPO.

Além do risco de lesões na córnea e de retinopatia solar (queimadura na macula), "a radiação UV pode propiciar o aparecimento de catarata, desenvolvimento de tecidos anómalos na superfície ocular como os pterígios e neoplasias malignas", acrescentou a especialista.

Segundo a médica, todas as pessoas estão suscetíveis aos danos que a radiação UV pode provocar, mas as crianças, indivíduos de pele clara e pessoas com certas doenças oculares, como as distrofias retinianas, são particularmente vulneráveis.

Entre os conselhos da SPO para proteger a visão, contam-se o uso de chapéu e a óculos de sol com filtros adequados, uma alimentação rica em ómega 3 e uma hidratação adequada, bem como lavagem dos olhos com soro fisiológico no caso de agressão por grãos de areia.

A SPO alerta ainda para que se evite o uso excessivo de ar condicionado, assim como de computador ou tablet, porque diminuem a produção de lágrima e aumentam o olho seco, e recomenda o uso de óculos de natação nas piscinas para evitar lesões que possam ser causadas pelo cloro.

Lusa

  • Sporting quase nos oitavos da Liga Europa

    Desporto

    O Sporting procura hoje alcançar o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa de futebol, na receção aos cazaques do Astana, em contraponto com o Sporting de Braga, que enfrenta uma árdua tarefa frente ao Marselha. O jogo Sporting-Astana tem transmissão em direto na SIC, online e mobile às 18:00.

    Aqui às 18:00

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Hospital abandonado com equipamentos dentro em Vila Franca de Xira 
    4:41

    País

    O antigo Hospital de Vila Franca de Xira, encerrado há quase cinco anos, está ao abandono ainda com parte do material de saúde, como máquinas, camas, cadeiras ou macas. A SIC teve acesso a várias imagens que mostram o estado em que os equipamentos se encontram, bem como sinais de vandalismo e de assaltos.

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC