sicnot

Perfil

País

Radiação solar no verão aumenta risco de lesões nos olhos

© Eliseo Fernandez / Reuters

​A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alertou hoje para os riscos da radiação solar no verão, que pode causar lesões na córnea e retinopatia se os olhos não forem devidamente protegidos.

"No verão, o reflexo da luz solar na areia e na água pode desencadear lesões na córnea e a observação direta do sol pode provocar retinopatia solar", afirma a SPO, alertando para a importância de proteger os olhos da luz solar.

Com o aumento dos índices de raios ultravioleta (UV) e a maior exposição à radiação solar os olhos ficam particularmente expostos a certos agentes agressores, acrescenta.

"Em casos extremos pode haver um sério compromisso da função visual", explica Rita Flores, oftalmologista e secretária geral da SPO.

Além do risco de lesões na córnea e de retinopatia solar (queimadura na macula), "a radiação UV pode propiciar o aparecimento de catarata, desenvolvimento de tecidos anómalos na superfície ocular como os pterígios e neoplasias malignas", acrescentou a especialista.

Segundo a médica, todas as pessoas estão suscetíveis aos danos que a radiação UV pode provocar, mas as crianças, indivíduos de pele clara e pessoas com certas doenças oculares, como as distrofias retinianas, são particularmente vulneráveis.

Entre os conselhos da SPO para proteger a visão, contam-se o uso de chapéu e a óculos de sol com filtros adequados, uma alimentação rica em ómega 3 e uma hidratação adequada, bem como lavagem dos olhos com soro fisiológico no caso de agressão por grãos de areia.

A SPO alerta ainda para que se evite o uso excessivo de ar condicionado, assim como de computador ou tablet, porque diminuem a produção de lágrima e aumentam o olho seco, e recomenda o uso de óculos de natação nas piscinas para evitar lesões que possam ser causadas pelo cloro.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.