sicnot

Perfil

País

Armação de Pêra com lugares marcados de madrugada

Armação de Pêra com lugares marcados de madrugada

Um vídeo colocado nas redes sociais fez estalar uma polémica antiga sobre a marcação de lugares na praia de Armação de Pêra. Há quem critique quem deixa o chapéu de Sol montado sem estar na praia, mas também há quem aponte o dedo ao tamanho das concessões que limitam o espaço disponível no areal.

Ainda a manhã mal começou e parte do areal já tem dono. Os chapéus montados e as toalhas estendidas são deixados muito cedo para marcar lugar, uma estratégia que se repete há anos, mas que incomoda alguns banhistas.

A meio do dia, no pico do verão, há banhistas que aguentam de pé, por falta de espaço para estender a toalha.

O areal cada vez mais curto, leva a que alguns questionem os critérios para o tamanho das concessões que, legalmente, podem ocupar metade da frente de praia.

A Capitania esclarece que as concessões são definidas nos planos de ordenamento da orla costeira e o seu tamanho varia de ano para ano, consoante a alteração da praia e das correntes.

Em casos extremos, os concessionários são obrigados a abdicar de parte do espaço a que têm direito. O oposto também acontece e por isso a Autoridade Marítima fiscaliza no inicio e ao longo da época balnear muitas destas estruturas.

Os concessonarios abordados pela SIC não quiseram falar, mas admitem que em Armação de Pêra a falta de espaço também se sente nas zonas pagas. A maior parte dos toldos é alugada com meses de antecedência e por toda a temporada, como mostram as cadeiras amarradas a cadeado e deixadas na praia de uns dias para os outros.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.