sicnot

Perfil

País

Programação do Andanças retomada e todos os palcos estão em funcionamento

A programação normal do festival Andanças, em Castelo de Vide, foi retomada a partir das 19:00 e todos os palcos estão em funcionamento, após um enorme incêndio, segundo uma das responsáveis do evento.

Depois do incêndio que deflagrou num dos parques de estacionamento do evento e que danificou 422 viaturas, a responsável pela programação, Marta Guerreiro, admitiu que houve várias pessoas que desistiram de ir ao festival, mas muitas outras optaram por continuar a marcar presença, justificando que "todos os palcos" se mantivessem em atividade.

Em declarações à agência Lusa, Marta Guerreiro referiu que um balanço mais concreto sobre as atividades e presenças no evento só será possível realizar na quinta-feira.

O incêndio que deflagrou hoje num parque de estacionamento nas imediações do festival, que se realiza no distrito de Portalegre, destruiu 422 viaturas e danificou parcialmente outras nove, segundo a Proteção Civil.

Embora sem ferimentos graves, três pessoas foram assistidas no local, duas das quais foram transportadas para o hospital de Portalegre, por inalação de fumos.

A organização do festival 'Andanças' já assegurou que tem "um seguro que cobre os danos" resultantes do incêndio, estando em contacto com a seguradora para fazer uma avaliação.

O "Andanças" - Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.

Promovida pela PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.