sicnot

Perfil

País

Risco máximo de incêndio em 22 concelhos

MIGUEL PEREIRA DA SILVA/ LUSA

Vinte e dois concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Viseu, Braga e Coimbra apresentam hoje risco 'Máximo' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os concelhos de Monchique (Faro), Mação, Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã, Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa, Góis, Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva (Viseu), Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena e Cabeceiras de Basto (Braga) estão hoje em risco 'Máximo' de incêndio.

O Instituto colocou também em risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental, exceto Leiria.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da manhã e a partir do fim da tarde, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira da região centro.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado, predominando de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, e temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve. É espera também uma pequena descida da temperatura máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, aguaceiros fracos nas vertentes norte até meio da manhã, vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas e pequena subida da temperatura.

Nos Açores está previsto céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva pontualmente forte durante a madrugada e manhã e vento sudoeste moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 27 graus celsius, no Porto entre 15 e 23, em Braga entre 15 e 32, em Vila Real entre 18 e 33, em Viseu entre 18 e 32, em Bragança entre 17 e 34, na Guarda entre 19 e 31, em Coimbra entre 14 e 27, em Castelo Branco entre 21 e 37, em Portalegre entre 21 e 34, em Santarém entre 16 e 30, em Évora entre 16 e 36, em Beja entre 17 e 35, em Faro entre 20 e 31, no Funchal entre 21 e 27, em Ponta Delgada e na Horta entre 20 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 22 e 25.

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    Dia de debate quinzenal na Assembleia da República, que deve ficar marcado pela saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. Veja aqui em direto e acompanhe a discussão no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Morreu Roger Moore

    Cultura

    O ator britânico Roger Moore, conhecido pelos filmes de James Bond e a série "O Santo", morreu hoje, na Suíça, na sequência de um cancro. Tinha 89 anos.

  • Lesados do Banif ouvidos pela PJ
    1:42

    Economia

    A Unidade de Combate à Corrupção está na Madeira para recolher depoimentos de lesados do Banif e é a primeira diligência da Polícia Judiciária depois de uma queixa apresentada por 100 ex-clientes do banco. Os ex-clientes falam de falsificação de documentos, burla e associação criminosa.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.