sicnot

Perfil

País

Temperaturas vão subir no fim de semana até aos 42 graus

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Hoje temos um dia fresco, mas o tempo quente vai marcar o fim de semana e prolongar-se até quarta-feira.

Em declarações à agência Lusa, Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que a partir de sábado as temperaturas máximas e mínimas vão subir na generalidade do território devido a uma massa de ar quente e tropical vinda do norte de África.

"Hoje é ainda um dia fresco com muita nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso, mas a partir de sábado regressa o tempo quente e é um cenário previsível até segunda, terça ou mesmo quarta-feira", disse.

De acordo com Maria João Frada, o vento vai rodar para o quadrante leste e transportar uma massa de ar quente e seca do interior da Península Ibérica e do norte de África.

"Esta massa de ar tropical vai dar origem a um episódio de tempo quente na generalidade do território com máximas a variar entre 32/34 e os 40/42 graus Celsius em alguns locais, com exceção das terras altas", disse.

A meteorologista adiantou também que as noites vão ser tropicais, variando entre os 20 e os 25 graus, com exceção das terras altas.

"O vento será em geral fraco, soprando temporariamente de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde e de sueste na costa sul do Algarve", salientou.

De acordo com Maria João Frada, este episódio de tempo quente terá início nas regiões do interior, afetando as regiões do litoral a partir de sábado.

O IPMA emitiu hoje um Aviso Amarelo para os 18 distritos de Portugal continental devido ao tempo quente, com persistência de valores elevados das temperaturas mínimas e máximas.

O Aviso Amarelo para o continente vai estar em vigor entre as 13:00 de sábado e as 07:00 de domingo. Emitiu também um 'Aviso Laranja' para as regiões montanhosas da ilha da Madeira na sexta-feira e sábado.

Na quarta-feira, o IPMA adiantou em comunicado que o arquipélago da Madeira vai estar entre sexta-feira e terça-feira da próxima semana sob a influência direta de uma massa de ar tropical continental, quente e seco.

O arquipélago da Madeira encontra-se sob aviso amarelo desde as 04:00 de hoje e até às 17:00 de sábado também devido ao tempo quente.

Com Lusa

  • O tempo para hoje
    0:32

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade nas regiões do interior a partir da manhã, períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao início da tarde, em especial no litoral. Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral e pequena descida nas regiões do interior e descida da máxima, em especial no interior.

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.