sicnot

Perfil

País

Última etapa da Volta condiciona trânsito entre Vila Franca de Xira e Lisboa

O trânsito entre Vila Franca de Xira e Lisboa vai estar condicionado no domingo, devido à última etapa da 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta, informou o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP).

A polícia avançou em comunicado que haverá condicionamentos à circulação na Estrada Nacional 10 (EN10), nos concelhos de Vila Franca de Xira e Loures, e, já no concelho de Lisboa, na zona do Parque das Nações, na Avenida Infante D. Henrique e na Baixa Pombalina.

Segundo a PSP, grande parte do percurso da etapa contrarrelógio individual decorrerá na EN10, ficando a circulação automóvel interrompida entre as 13:00 e as 17:30.

A prova terminará na Praça do Comércio, com a chegada prevista do último ciclista às 17:30, adiantou.

As alternativas são a Autoestrada do Norte (A1), através dos acessos do nó de Povos ou do Bairro da Mata, ambos em Vila Franca de Xira, e a Autoestrada do Ribatejo (A10), nos acessos do nó do Carregado.

Também como vias alternativas, a PSP destaca a Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL), através da A1, em Alverca do Ribatejo, ou da A10, no Carregado, bem como o Itinerário Complementar do Norte (IC2), através do nó da A1 em Santa Iria da Azóia.

As alterações à circulação e os respetivos desvios de trânsito serão coordenados no local pela polícia, informou a PSP.

Já em Setúbal, ainda no sábado, o troço do lado sul da Avenida Luísa Todi, entre a Rua da Cordoaria e o Largo José Afonso - zona na qual se encontra a meta da prova -, estará encerrado à circulação automóvel entre as 07:00 e as 18:00.

A Câmara propõe como alternativas à circulação a Travessa do Sado e a Avenida José Mourinho.

A Rua Amália Rodrigues, à exceção do troço do lado norte da Avenida Luísa Todi, entre a Rua José Pereira Martins e a Rua Amália Rodrigues, vai também estar interditado entre as 15:00 e as 18:00, avançou a autarquia em comunicado.

As alternativas são a Praça Marquês de Pombal, a Rua José Pereira Martins e a Travessa do Sado, assim como a Avenida José Mourinho.

A Rua João de Deus, nas imediações do Largo José Afonso, vai estar encerrada na sexta-feira e no sábado.

A partir das 15:00 de sábado, a Avenida Antero de Quental, entre a Rua Nova Sintra e a Avenida dos Ciprestes, vai estar encerrada até à passagem dos ciclistas. A Rua Nova Sintra é uma alternativa proposta pela Câmara.

A 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta teve início no dia 27 de julho, em Oliveira de Azeméis, e termina em Lisboa, no domingo, num percurso de 1.618,7 quilómetros.

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11