sicnot

Perfil

País

Atropelamentos registados este ano causaram 24 mortos

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Vinte e quatro pessoas morreram na sequência de 1.700 atropelamentos ocorridos nos primeiros seis meses do ano, em todo o país, mais 178 face ao período homólogo de 2015, segundo dados divulgados hoje pela GNR.

Nos primeiros seis meses de 2015 e de 2016, foram registados, no total, mais de 3.200 atropelamentos, dos quais resultaram 49 mortos, correspondendo a 14% do total das mortes em acidentes rodoviários registados na área de responsabilidade da Guarda Nacional Republicana.

No primeiro semestre deste ano, foram registadas 24 mortes (menos uma do que em igual período de 2015), 94 feridos graves (mais 11) e 791 feridos leves (mais 66), num total de 1.700 atropelamentos.

Porto (202), Braga (182), Aveiro (142) e Viseu (110) são os distritos com maiores índices deste tipo de sinistralidade, adianta em comunicado a GNR, que está a realizar uma campanha, nas redes sociais, sobre atropelamentos, alertando para a necessidade de reduzir a velocidade junto às passadeiras.

"Os atropelamentos ocorrem muitas vezes por distração, tanto do condutor como do peão", refere a corporação, sublinhando que "as principais vítimas de atropelamentos" são as crianças e os idosos.

Para prevenir estes acidentes, a GNR aconselha os condutores a redobrarem a atenção nas vias habitualmente utilizados pelos peões para passagem, mesmo fora das passadeiras, e a "reduzir a velocidade para um nível que permita imobilizar o veículo no caso de necessidade", em zonas urbanas ou residenciais.

Recomenda ainda aos condutores para não realizarem atividades que provoquem distração, como o uso de telemóvel.

A GNR dirige também algumas recomendações aos peões, como caminharem pelos passeios e atravessarem nas passadeiras, sempre que existam. Quando não existirem, "atravessar pelo lugar mais seguro, a direito, depressa mas sem correr".

Nas bermas, os peões devem caminhar no sentido contrário ao dos veículos, o mais afastado possível da faixa de rodagem, e usar vestuário de cores vivas para uma maior visibilidade, sobretudo durante a prática desportiva,

Outros conselhos passam pelos peões não atravessarem entre viaturas estacionadas, "tomar especial cuidado" ao atravessarem as vias, olhando para ambos os sentidos, e "evitar realizar atividades distrativas", como enviar mensagens e consultar as redes sociais no telemóvel.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.