sicnot

Perfil

País

Médias na 2º fase do secundário melhoraram

​As médias dos alunos que fizeram a 2º fase dos exames nacionais do ensino secundário melhoraram na maioria das disciplinas e houve menos chumbos em relação ao ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação (ME).

Nesta 2.ª fase dos exames finais nacionais realizaram-se 112.713 provas, mais quatro mil do que no ano passado, segundo dados do Júri Nacional de Exames (JNE) divulgados hoje pelo ME.

Em dez das 22 disciplinas, a média dos alunos internos foi abaixo de 100 pontos (dez valores): Latim A (65); Matemática Aplicada às Ciências Sociais (79); Francês (85); Inglês e História da Cultura e das Artes (ambas com 87 pontos); Física e Química A (89); História A (90); Geografia A (93); Filosofia (95); Matemática A (99).

As disciplinas com mais provas realizadas foram Biologia e Geologia, Matemática A e Português e Física e Química A.

A metade destas disciplinas a média das notas dos alunos internos melhoraram (Português e de Biologia e Geologia) enquanto nas outras duas - Matemática A e Física e Química A -- os resultados médios baixaram.

Segundo o ME, 44% dos alunos que realizaram exame nacional de Matemática A na 1.ª fase voltaram a fazê-lo na 2.ª fase. No mesmo sentido, 43% dos estudantes também optaram por repetir a prova de Biologia e Geologia.

Os exames da 2.ª fase, que se destinam principalmente aos alunos que não obtiveram aprovação na 1.ª fase, apresentam resultados, em regra, inferiores aos observados na 1.ª fase.

No entanto, quando se compara os resultados deste ano com os registados no ano passado verifica-se que houve uma melhoria de resultados médios na maioria das 22 disciplinas.

A média dos alunos internos subiu em 13 disciplinas. As excepções foram: Física e Química A; Matemática A; Geografia A; Latim A; História A; Francês; Inglês; Matemática Aplicada às Ciências Naturais e Literatura Portuguesa.

"Relativamente aos alunos internos, e considerando as disciplinas com um número de alunos superior a 2.500, verificam-se classificações iguais ou superiores a 95 pontos em três disciplinas, a saber, Português, Biologia e Geologia e Matemática A", sublinha o ME em comunicado enviado para as redações.

Comparando as notas dos alunos internos, aqueles que frequentaram a escola durante o ano letivo, e os alunos autopropostos, verifica-se novamente que, em média, os primeiros conseguem melhores resultados académicos nos exames.

Em quase todas as disciplinas diminuiu a taxa de reprovação em relação ao ano passado, com exceção das disciplinas de Geografia A, História A, Francês, Espanhol e Física e Química A.

A 2.ª fase dos exames finais nacionais do ensino secundário decorreu em 646 escolas do país, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51