sicnot

Perfil

País

Médias na 2º fase do secundário melhoraram

​As médias dos alunos que fizeram a 2º fase dos exames nacionais do ensino secundário melhoraram na maioria das disciplinas e houve menos chumbos em relação ao ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação (ME).

Nesta 2.ª fase dos exames finais nacionais realizaram-se 112.713 provas, mais quatro mil do que no ano passado, segundo dados do Júri Nacional de Exames (JNE) divulgados hoje pelo ME.

Em dez das 22 disciplinas, a média dos alunos internos foi abaixo de 100 pontos (dez valores): Latim A (65); Matemática Aplicada às Ciências Sociais (79); Francês (85); Inglês e História da Cultura e das Artes (ambas com 87 pontos); Física e Química A (89); História A (90); Geografia A (93); Filosofia (95); Matemática A (99).

As disciplinas com mais provas realizadas foram Biologia e Geologia, Matemática A e Português e Física e Química A.

A metade destas disciplinas a média das notas dos alunos internos melhoraram (Português e de Biologia e Geologia) enquanto nas outras duas - Matemática A e Física e Química A -- os resultados médios baixaram.

Segundo o ME, 44% dos alunos que realizaram exame nacional de Matemática A na 1.ª fase voltaram a fazê-lo na 2.ª fase. No mesmo sentido, 43% dos estudantes também optaram por repetir a prova de Biologia e Geologia.

Os exames da 2.ª fase, que se destinam principalmente aos alunos que não obtiveram aprovação na 1.ª fase, apresentam resultados, em regra, inferiores aos observados na 1.ª fase.

No entanto, quando se compara os resultados deste ano com os registados no ano passado verifica-se que houve uma melhoria de resultados médios na maioria das 22 disciplinas.

A média dos alunos internos subiu em 13 disciplinas. As excepções foram: Física e Química A; Matemática A; Geografia A; Latim A; História A; Francês; Inglês; Matemática Aplicada às Ciências Naturais e Literatura Portuguesa.

"Relativamente aos alunos internos, e considerando as disciplinas com um número de alunos superior a 2.500, verificam-se classificações iguais ou superiores a 95 pontos em três disciplinas, a saber, Português, Biologia e Geologia e Matemática A", sublinha o ME em comunicado enviado para as redações.

Comparando as notas dos alunos internos, aqueles que frequentaram a escola durante o ano letivo, e os alunos autopropostos, verifica-se novamente que, em média, os primeiros conseguem melhores resultados académicos nos exames.

Em quase todas as disciplinas diminuiu a taxa de reprovação em relação ao ano passado, com exceção das disciplinas de Geografia A, História A, Francês, Espanhol e Física e Química A.

A 2.ª fase dos exames finais nacionais do ensino secundário decorreu em 646 escolas do país, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.