sicnot

Perfil

País

Distritos de Braga, Leiria e Santarém sob aviso laranja devido a tempo quente

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob "Aviso Laranja" os distritos de Braga, Santarém e Leiria devido ao tempo quente e à persistência de valores elevados da temperatura.

Segundo o IPMA, aqueles três distritos vão estar sob "Aviso Laranja" entre as 10:00 de sábado e as 22:00 de domingo.

Os restantes 15 distritos de Portugal continental permanecem sob "Aviso Amarelo" devido à persistência de valores elevados da temperatura.

O "Aviso Amarelo" naqueles distritos vai estar em vigor entre as 10:00 de sábado e as 22:00 de domingo.

O "Aviso Laranja", o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

O "Aviso Amarelo" é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades".

No sábado e no domingo, as temperaturas vão subir para valores superior a 40 graus, tendo a Direção-Geral de Saúde alertado para a necessidade de a população se hidratar, bebendo muita água, proteger-se do calor e ter cuidados com as intoxicações alimentares.

Lusa

  • Incêndios em Portugal - um mês depois
    9:10

    Reportagem Especial

    Regressar a casa para refazer a vida é tudo o que querem as famílias a quem o fogo levou quase tudo, há cerca de um mês. Contudo, esse regresso não tem sido fácil. Depois dos incêndios, famílias e empresas ainda têm de vencer as burocracias. A Reportagem Especial deste sábado regressa a Seia, onde arderam mais de 70 casas de primeira habitação e onde a vida de muitos parece ter entrado num impasse.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.