sicnot

Perfil

País

Risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta em todo o país

© Mario Anzuoni / Reuters

Todo o país apresenta hoje um risco Muito Elevado de exposição à radiação solar ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na sua página de internet, o IPMA alerta para o risco muito elevado de exposição em todas as regiões do país, usando a expressão "cuidado" e atribuindo um índice de risco 10, o segundo mais grave, depois do perigo "extremo".

O instituto recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

Os Índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 'moderado', 6 a 7, 'elevado', 8 a 9, 'muito elevado' e superior a 11 'extremo'.

Lusa

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02