sicnot

Perfil

País

Fogo atinge estação de tratamento de água que abastece Grande Porto

O incêndio que lavrou em Gondomar atingiu esta segunda-feira a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lever, em Gaia, que abastece a região do Grande Porto, levando a que, pelo menos, Espinho já tenha recomendado racionamento de água.

Numa nota de imprensa sob o título de "Alerta à população", a Câmara Municipal de Espinho informa "a população que deverá fazer um racionamento/contenção do consumo de água da rede pública nos próximos dias", admitindo a Águas do Norte, segundo a autarquia, que "possa haver cortes ou redução do caudal no fornecimento público de água até que o equipamento atingido pelo fogo seja reparado".

Contactada pela Lusa, fonte da Águas do Norte disse que o incêndio atingiu a ETA esta tarde - estando já controlado -, procedendo-se agora às avaliações de danos e os seus eventuais impactos no abastecimento, com mais informação a ser prestada num comunicado posterior.

Contactado pela Lusa, o gabinete de comunicação da Câmara Municipal do Porto disse que as informações mais recentes davam conta de que seria possível evitar cortes de abastecimento de água à cidade, realçando que, caso estes aconteçam, a população será informada atempadamente.

A agência Lusa contactou a Águas de Gondomar que confirmou ter indicações sobre uma possível interrupção do fornecimento de água ao concelho.

Fonte da empresa de águas gondomarense referiu que tem "uma equipa reunida de emergência a avaliar a situação e a decidir eventuais medidas de alerta".

Já o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, explicou que um incêndio do lado de Crestuma destruiu as infraestruturas elétricas que alimentam a captação de água.

O autarca apontou ter conhecimento de que a empresa Águas do Norte está a trabalhar com a EDP de forma a conseguir repor a fonte de energia afetada.

"A informação é de que estão a trabalhar afincadamente e Gondomar está naturalmente a acompanhar de perto a situação. Mas, ainda que exista o risco de grande parte do Grande Porto ficar sem água, um possível corte carece de confirmação", referiu Marco Martins.

Considerada "a mais emblemática infraestrutura da Águas do Douro e Paiva", empresa entretanto agregada na Águas do Norte, a ETA de Lever começou a ser construída em 1997 resultante de um investimento de 50 milhões de euros, sendo a responsável pelo abastecimento de 1,4 milhões de pessoas da região do Grande Porto e de parte do Vale do Sousa.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.