sicnot

Perfil

País

Fogo atinge estação de tratamento de água que abastece Grande Porto

O incêndio que lavrou em Gondomar atingiu esta segunda-feira a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lever, em Gaia, que abastece a região do Grande Porto, levando a que, pelo menos, Espinho já tenha recomendado racionamento de água.

Numa nota de imprensa sob o título de "Alerta à população", a Câmara Municipal de Espinho informa "a população que deverá fazer um racionamento/contenção do consumo de água da rede pública nos próximos dias", admitindo a Águas do Norte, segundo a autarquia, que "possa haver cortes ou redução do caudal no fornecimento público de água até que o equipamento atingido pelo fogo seja reparado".

Contactada pela Lusa, fonte da Águas do Norte disse que o incêndio atingiu a ETA esta tarde - estando já controlado -, procedendo-se agora às avaliações de danos e os seus eventuais impactos no abastecimento, com mais informação a ser prestada num comunicado posterior.

Contactado pela Lusa, o gabinete de comunicação da Câmara Municipal do Porto disse que as informações mais recentes davam conta de que seria possível evitar cortes de abastecimento de água à cidade, realçando que, caso estes aconteçam, a população será informada atempadamente.

A agência Lusa contactou a Águas de Gondomar que confirmou ter indicações sobre uma possível interrupção do fornecimento de água ao concelho.

Fonte da empresa de águas gondomarense referiu que tem "uma equipa reunida de emergência a avaliar a situação e a decidir eventuais medidas de alerta".

Já o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, explicou que um incêndio do lado de Crestuma destruiu as infraestruturas elétricas que alimentam a captação de água.

O autarca apontou ter conhecimento de que a empresa Águas do Norte está a trabalhar com a EDP de forma a conseguir repor a fonte de energia afetada.

"A informação é de que estão a trabalhar afincadamente e Gondomar está naturalmente a acompanhar de perto a situação. Mas, ainda que exista o risco de grande parte do Grande Porto ficar sem água, um possível corte carece de confirmação", referiu Marco Martins.

Considerada "a mais emblemática infraestrutura da Águas do Douro e Paiva", empresa entretanto agregada na Águas do Norte, a ETA de Lever começou a ser construída em 1997 resultante de um investimento de 50 milhões de euros, sendo a responsável pelo abastecimento de 1,4 milhões de pessoas da região do Grande Porto e de parte do Vale do Sousa.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Cada vez mais pessoas viajam no Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscosa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.