sicnot

Perfil

País

GNR reforça patrulhamento das florestas

A GNR decidiu reforçar o patrulhamento das florestas, face ao elevado número de fogos, sobretudo na região Norte, de forma a identificar e prevenir comportamentos de risco associados a incêndios, informou a corporação, em comunicado.

Na nota de imprensa, a GNR lembra que "as atividades humanas, negligentes ou dolosas, constituem as principais causas dos incêndios florestais em Portugal".

A GNR apela a "todas as pessoas" para que ajudem na prevenção e vigilância, "abstendo-se de praticarem atividades consideradas de risco, como a realização de fogo junto a áreas florestais", ou "fornecendo informações aos militares" sobre ações que possam conduzir a incêndios.

O comunicado refere que, desde o início do ano, já foram detidas sete pessoas, por suspeita de atearem fogos.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.