sicnot

Perfil

País

Mais de 2 mil bombeiros no combate aos fogos

(Arquivo)

Paulo Cunha

São mais de dois mil os operacionais que combatem cerca de cem incêndios em todo o país, principalmente na zona do norte. No Porto, o Plano Distrital de Emergência foi acionado.

Última atualização às 12:28

De acordo com a Proteção Civil, há sete situações que inspiram mais preocupação. São elas em Águeda, Arcos de Valdevez, Gouveia, Vila Nova de Cerveira, Trancoso, Barcelos e Arouca.

O fogo em Arouca é ainda o que mobiliza maior número de meios, com quase 250 operacionais e oitenta meios terrestres.

O Plano Distrital de Emergência (PDE) está hoje acionado no distrito do Porto, onde pelas 8:30 estavam em curso 27 incêndios rurais, combatidos por 446 homens e 140 meios terrestres, segundo a Proteção Civil.

As elevadas temperaturas do fim de semana, que se deverão manter, têm dificultado o trabalho dos operacionais.

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.