sicnot

Perfil

País

Mais de 4.300 bombeiros no combate às chamas

Em atualização

Encostas da Serra da Freita carbonizadas pelo incêndio que ainda decorre no concelho de Arouca

OCTÁVIO PASSOS/LUSA

Há 190 incêndios ativos em todo o país que mobilizam mais de 4.300 operacionais.

Última atualização às 23:50

De acordo com a Proteção Civil estão no terreno também 1316 viaturas e 1 meio aéreo.

O centro e norte são as zonas com mais incêndios ativos, há nove situações consideradas graves: em Águeda e Arouca (Aveiro), Gouveia e Trancoco (Guarda), Vila Nova de Cerveira (Viana do Castelo), Barcelos (Braga), Nelas e Cinfães (Viseu), Silves (Faro).

NUNO ANDR\303\211 FERREIRA

O distrito do Porto é o mais afetado com 42 focos de incêndio. Já foi até acionado o plano de emergência para o distrito, pela primeira vez.

As temperaturas altas e o vento moderado nestas regiões dificultam ainda mais os trabalhos das autoridades.

Muitos destes incêndios já ameaçaram várias casas e povoações.

OCT\303\201VIO PASSOS

No concelho de Águeda, no distrito de Aveiro, encontram-se 306 elementos, 97 meios terrestres e dois aéreos a combater um incêndio florestal que deflagrou durante a madrugada desta segunda-feira.

Desde sábado ao final da tarde, lavra no concelho de Arouca, no distrito de Aveiro, um fogo que conta com 267 operacionais, apoiados por 87 meios terrestres e dois aéreos. As chamas alastraram-se entretanto ao município de Vale de Cambra.

No concelho de Barcelos, no distrito de Braga, estão 161 elementos, 56 viaturas e dois meios aéreos a combater um incêndio numa zona de mato.

O fogo que decorre no concelho de Trancoso, no distrito da Guarda, mobiliza 128 operacionais e 37 meios terrestres, de acordo com a ANPC.

O combate às chamas numa zona florestal do concelho de Cinfães, no distrito de Viseu, mobiliza 93 bombeiros e 19 meios terrestres.

Em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, o fogo numa zona de mato mobiliza 63 operacionais, 28 meios terrestres e um aéreo.

Com Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.