sicnot

Perfil

País

Mais de 4.300 bombeiros no combate às chamas

Em desenvolvimento

Encostas da Serra da Freita carbonizadas pelo incêndio que ainda decorre no concelho de Arouca

OCTÁVIO PASSOS/LUSA

Há 190 incêndios ativos em todo o país que mobilizam mais de 4.300 operacionais.

Última atualização às 23:50

De acordo com a Proteção Civil estão no terreno também 1316 viaturas e 1 meio aéreo.

O centro e norte são as zonas com mais incêndios ativos, há nove situações consideradas graves: em Águeda e Arouca (Aveiro), Gouveia e Trancoco (Guarda), Vila Nova de Cerveira (Viana do Castelo), Barcelos (Braga), Nelas e Cinfães (Viseu), Silves (Faro).

NUNO ANDR\303\211 FERREIRA

O distrito do Porto é o mais afetado com 42 focos de incêndio. Já foi até acionado o plano de emergência para o distrito, pela primeira vez.

As temperaturas altas e o vento moderado nestas regiões dificultam ainda mais os trabalhos das autoridades.

Muitos destes incêndios já ameaçaram várias casas e povoações.

OCT\303\201VIO PASSOS

No concelho de Águeda, no distrito de Aveiro, encontram-se 306 elementos, 97 meios terrestres e dois aéreos a combater um incêndio florestal que deflagrou durante a madrugada desta segunda-feira.

Desde sábado ao final da tarde, lavra no concelho de Arouca, no distrito de Aveiro, um fogo que conta com 267 operacionais, apoiados por 87 meios terrestres e dois aéreos. As chamas alastraram-se entretanto ao município de Vale de Cambra.

No concelho de Barcelos, no distrito de Braga, estão 161 elementos, 56 viaturas e dois meios aéreos a combater um incêndio numa zona de mato.

O fogo que decorre no concelho de Trancoso, no distrito da Guarda, mobiliza 128 operacionais e 37 meios terrestres, de acordo com a ANPC.

O combate às chamas numa zona florestal do concelho de Cinfães, no distrito de Viseu, mobiliza 93 bombeiros e 19 meios terrestres.

Em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, o fogo numa zona de mato mobiliza 63 operacionais, 28 meios terrestres e um aéreo.

Com Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.