sicnot

Perfil

País

Mais de 400 bombeiros combatem 27 incêndios no distrito do Porto

Estragos numa obra de um projeto para um lar de idosos centro de dia causado pelo incêndio que começou na tarde de sexta-feira na freguesia de Melres e Medas, concelho de Gondomar

OCTAVIO PASSOS

O Plano Distrital de Emergência (PDE) está hoje acionado no distrito do Porto, onde pelas 8:30 estavam em curso 27 incêndios rurais, combatidos por 446 homens e 140 meios terrestres, segundo a Proteção Civil.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto, o PDE, que está em vigor desde as 00:15 horas, mantêm-se esta manhã ativo, numa altura em que a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), atualizada às 8:30, indicava o Porto como o distrito com mais incêndios rurais "em aberto" - 27 ocorrências, umas "em curso", outras "em resolução" ou "em conclusão".

A ANPC identifica o fogo "em curso" numa zona de mato de Várzea, Marco de Canaveses, como o que maior número de meios mobiliza no distrito do Porto: 25 homens e sete viaturas.

Para além do concelho de Marco de Canaveses, a ANPC inclui na lista de ocorrências relacionadas com incêndios rurais os concelhos de Penafiel, Paços de Ferreira, Paredes, Amarante, Lousada, Felgueiras, Baião e Santo Tirso.

Nenhum destes fogos está assinalado pela ANPC nos destaques referentes às "ocorrências importantes", designação atribuída a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos".

Nessa lista de "ocorrências importantes" estão indicados cinco fogos, nos concelhos de Águeda e Arouca, ambos em Aveiro, e nos de Barcelos, Braga, de Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e de Trancoso, Guarda.

A Comissão Distrital de Operações de Socorro do Porto decidiu pelas 00h15 de hoje acionar o PDE para o distrito, numa altura em que, de acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), se registavam 37 incêndios rurais, mobilizando 725 homens e 208 viaturas.

O PDE do Porto, distrito constituído por 18 concelhos, nunca tinha sido acionado antes.

A Comissão Distrital de Operações de Socorro é composta pelo Comandante Distrital de Operações de Socorro, forças policiais, representantes do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51