sicnot

Perfil

País

Poeiras do deserto do Saara atingem ihas dos Açores até 6ª feira

© STR New / Reuters (Arquivo)

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje que as poeiras do deserto do Saara vão continuar presentes nos Açores até "pelo menos sexta-feira" e vão atingir as nove ilhas do arquipélago.

"Esta situação deverá ser para se manter e, neste momento, a indicação é que se mantenha pelo menos até sexta-feira. A partir de quarta-feira a nuvem passará a afetar mais os grupos central e ocidental e menos o oriental", disse à agência Lusa a meteorologista Fernanda Carvalho, da delegação regional dos Açores do IPMA.

As primeiras previsões apontavam para que as poeiras poupassem as ilhas das Flores e do Corvo, mas, de acordo com o IPMA, também as duas ilhas do grupo ocidental vão ser atingidas, com efeitos visíveis no céu.

"Mantêm-se as condições do céu esbranquiçado, típicos destas situações. Estas poeiras condicionam a aparência do céu e, muitas vezes, confundem-se com nuvens altas", explicou Fernanda Carvalho.

Segundo a meteorologista, agora "as poeiras encontram-se a níveis mais altos da atmosfera, superiores a mil metros", mas para o final da semana poderão "estar mais junto à superfície" e, por isso, com maiores efeitos.

"Estamos a avaliar a situação, mas em princípio não deverá afetar a saúde pública, o que não quer dizer que não tenha influência sobre as pessoas no que diz respeito sobretudo aos aspetos da respiração e inalação de partículas", adiantou.

Fernanda Carvalho esclareceu que as poeiras saarianas deverão ser visíveis a olho nu ou podem ser observadas em forma de "lama" caso ocorram aguaceiros.

"Não estamos à espera de precipitação significativa, mas, por vezes, há alguma precipitação de origem orográfica e então aí há uma remoção da poeira com a precipitação e temos aquele depósito de terra, de lama", referiu.

As previsões da IPMA apontam para que no próximo fim de semana a nuvem de poeiras do deserto do Saara (no norte de África) já não esteja a afetar os Açores.

O grupo central do arquipélago dos Açores é formado pelas ilhas do Faial, Graciosa, Terceira, Pico e São Jorge. São Miguel e Santa Maria integram o grupo oriental.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.