sicnot

Perfil

País

Poeiras do deserto do Saara atingem ihas dos Açores até 6ª feira

© STR New / Reuters (Arquivo)

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje que as poeiras do deserto do Saara vão continuar presentes nos Açores até "pelo menos sexta-feira" e vão atingir as nove ilhas do arquipélago.

"Esta situação deverá ser para se manter e, neste momento, a indicação é que se mantenha pelo menos até sexta-feira. A partir de quarta-feira a nuvem passará a afetar mais os grupos central e ocidental e menos o oriental", disse à agência Lusa a meteorologista Fernanda Carvalho, da delegação regional dos Açores do IPMA.

As primeiras previsões apontavam para que as poeiras poupassem as ilhas das Flores e do Corvo, mas, de acordo com o IPMA, também as duas ilhas do grupo ocidental vão ser atingidas, com efeitos visíveis no céu.

"Mantêm-se as condições do céu esbranquiçado, típicos destas situações. Estas poeiras condicionam a aparência do céu e, muitas vezes, confundem-se com nuvens altas", explicou Fernanda Carvalho.

Segundo a meteorologista, agora "as poeiras encontram-se a níveis mais altos da atmosfera, superiores a mil metros", mas para o final da semana poderão "estar mais junto à superfície" e, por isso, com maiores efeitos.

"Estamos a avaliar a situação, mas em princípio não deverá afetar a saúde pública, o que não quer dizer que não tenha influência sobre as pessoas no que diz respeito sobretudo aos aspetos da respiração e inalação de partículas", adiantou.

Fernanda Carvalho esclareceu que as poeiras saarianas deverão ser visíveis a olho nu ou podem ser observadas em forma de "lama" caso ocorram aguaceiros.

"Não estamos à espera de precipitação significativa, mas, por vezes, há alguma precipitação de origem orográfica e então aí há uma remoção da poeira com a precipitação e temos aquele depósito de terra, de lama", referiu.

As previsões da IPMA apontam para que no próximo fim de semana a nuvem de poeiras do deserto do Saara (no norte de África) já não esteja a afetar os Açores.

O grupo central do arquipélago dos Açores é formado pelas ilhas do Faial, Graciosa, Terceira, Pico e São Jorge. São Miguel e Santa Maria integram o grupo oriental.

Lusa

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38