sicnot

Perfil

País

Presidente do Governo da Madeira diz haver indícios de fogo posto no Funchal

O presidente do Governo Regional da Madeira afirmou esta segunda-feira existirem indícios de que o incêndio que deflagrou na freguesia de São Roque, no Funchal, foi "fogo posto", o que está a ser averiguado pela Polícia Judiciária (PJ).

"Foi numa zona onde já aconteceu duas ou três vezes. Estou convencido de que foi fogo posto, porque é uma situação que já se repetiu", disse aos jornalistas Miguel Albuquerque, depois de se deslocar ao local afetado pelo incêndio.

O governante referiu que, com os fortes ventos que estão a afetar a ilha, na ordem dos 70 quilómetros/hora, e as elevadas temperaturas registadas (37 graus), "a situação quase que fugia ao controlo".

Segundo o chefe do executivo madeirense, esta situação é "uma questão judicial" e já está entregue à Polícia Judiciária.

"A PJ já esteve a averiguar o que se passou", vincou Miguel Albuquerque, sublinhando que o fogo "começa sempre naquele local e depois há fortes indícios, até por testemunhas, de fogo posto".

Um incêndio deflagrou esta tarde, pelas 15:30, na freguesia de São Roque, nas zonas altas de Santo António, e o fogo alastrou-se à freguesia vizinha de Santo António, estando a ser combatido por sete corporações de bombeiros da região.

Várias pessoas foram retiradas das suas habitações por motivos de segurança, sobretudo por causa da possibilidade de inalação de fumo, que encobre o Funchal.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.