sicnot

Perfil

País

Reunião urgente para avaliar aplicação de Plano de Emergência em Viana do Castelo

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Viana do Castelo vai reunir de urgência, para avaliar aplicação do Plano de Emergência face aos incêndios que afetam o concelho, disse à Lusa o seu presidente.

José Maria Costa avançou que a reunião terá lugar às 22:30 no Centro Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, que funciona nas instalações do antigo Governo Civil, para uma reunião urgente para avaliar a aplicação do Plano de Emergência Municipal, como já aconteceu com Arcos de Valdevez e Ponte de Lima.

Nas declarações à Lusa, José Maria Costa, que além de autarca dirige a CDCP de Viana do Castelo, disse que a situação no concelho "é muito complicada" e que "os meios no terreno não são suficientes face à dimensão dos fogos".

José Maria Costa apelou, através da Lusa, a um reforço dos meios humanos e materiais no combate aos incêndios que afetam o distrito e que os meios aéreos cheguem logo ao raiar da manhã para "atacar o fogo".

O autarca de Ponte de Lima, Vitor Mendes, confidenciou à Lusa que "a situação é muito, muito, má".

A Câmara de Arcos de Valdevez acionou hoje o Plano Municipal de Emergência face à situação "dramática" que se vive no concelho, palco de vários incêndios, disse à Lusa o vereador da Proteção Civil, Olegário Gonçalves, o mesmo já tendo acontecido com Ponte de Lima, e agora Viana do Castelo vai reunir para avaliar a aplicação do Plano de Emergência Dsitrital.

Em Arcos de Valdevez, o hotel do Mezio, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), "foi evacuado" e que os residentes de 50 habitações do lugar de Vilar de Suente, no Soajo, "foram abrigados dentro de uma capela da aldeia, até o fogo passar, para serem retirados para uma zona segura".

"É, sobretudo, população idosa. Por causa do fogo e do fumo, decidimos retirar as pessoas e colocá-las em segurança", afirmou Olegário Gonçalves, que referiu " há vários incêndios preocupantes no concelho" e que há "um bombeiro ferido no fogo da Gavieira", no PNPG.

No distrito de Viana do Castelo, que engloba Arcos de valdevez e Ponte de Lima, estavam hoje à noite, pelas 22:30 ativos 16 incêndios, a ser combatidos por 514 operacionais, apoiados 163 meios terrestres.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..