sicnot

Perfil

País

Reunião urgente para avaliar aplicação de Plano de Emergência em Viana do Castelo

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Viana do Castelo vai reunir de urgência, para avaliar aplicação do Plano de Emergência face aos incêndios que afetam o concelho, disse à Lusa o seu presidente.

José Maria Costa avançou que a reunião terá lugar às 22:30 no Centro Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, que funciona nas instalações do antigo Governo Civil, para uma reunião urgente para avaliar a aplicação do Plano de Emergência Municipal, como já aconteceu com Arcos de Valdevez e Ponte de Lima.

Nas declarações à Lusa, José Maria Costa, que além de autarca dirige a CDCP de Viana do Castelo, disse que a situação no concelho "é muito complicada" e que "os meios no terreno não são suficientes face à dimensão dos fogos".

José Maria Costa apelou, através da Lusa, a um reforço dos meios humanos e materiais no combate aos incêndios que afetam o distrito e que os meios aéreos cheguem logo ao raiar da manhã para "atacar o fogo".

O autarca de Ponte de Lima, Vitor Mendes, confidenciou à Lusa que "a situação é muito, muito, má".

A Câmara de Arcos de Valdevez acionou hoje o Plano Municipal de Emergência face à situação "dramática" que se vive no concelho, palco de vários incêndios, disse à Lusa o vereador da Proteção Civil, Olegário Gonçalves, o mesmo já tendo acontecido com Ponte de Lima, e agora Viana do Castelo vai reunir para avaliar a aplicação do Plano de Emergência Dsitrital.

Em Arcos de Valdevez, o hotel do Mezio, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), "foi evacuado" e que os residentes de 50 habitações do lugar de Vilar de Suente, no Soajo, "foram abrigados dentro de uma capela da aldeia, até o fogo passar, para serem retirados para uma zona segura".

"É, sobretudo, população idosa. Por causa do fogo e do fumo, decidimos retirar as pessoas e colocá-las em segurança", afirmou Olegário Gonçalves, que referiu " há vários incêndios preocupantes no concelho" e que há "um bombeiro ferido no fogo da Gavieira", no PNPG.

No distrito de Viana do Castelo, que engloba Arcos de valdevez e Ponte de Lima, estavam hoje à noite, pelas 22:30 ativos 16 incêndios, a ser combatidos por 514 operacionais, apoiados 163 meios terrestres.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.