sicnot

Perfil

País

Um milhão de veículos já atravessou o Túnel do Marão

O Túnel do Marão, incluído na autoestrada entre Amarante e Vila Real, foi atravessado por um milhão de veículos após a abertura a 8 de maio, anunciou esta segunda-feira a Infraestruturas de Portugal (IP).

O utilizador um milhão do Túnel do Marão foi registado às 16:50 desta segunda-feira, precisamente três meses após a abertura ao trânsito desta infraestrutura.

A Autoestrada do Marão - Túnel do Marão abriu a 8 de maio, horas depois de ter sido inaugurada pelo primeiro-ministro, António Costa.

Foi num domingo e, logo nesse dia, o túnel com quase seis quilómetros foi atravessado por 17.826 viaturas.

Neste período, o IP4, aquela que foi durante quase três décadas a principal via de acesso de Trás-os-Montes ao litoral, registou uma quebra acentuada no volume de tráfego.

Houve claramente uma transferência do trânsito para a nova autoestrada, apesar das portagens cobradas de 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

A IP referiu que, o elevado volume de utilizadores, com cerca de 11 mil veículos por dia, é "bem demonstrativo da grande importância que o empreendimento tem para a mobilidade e as acessibilidades na região de Trás-os-Montes".

Acrescentou ainda que o Túnel do Marão se constituiu "como uma infraestrutura promotora do desenvolvimento económico-social não só para a região mas também para o país".

A Autoestrada do Marão foi reivindicada durante anos pelos transmontanos para servir de alternativa ao sinuoso IP4, que foi palco para muitos e graves acidentes rodoviários.

O empreendimento começou a ser construído em 2009 e, depois de três paragens e do resgate da obra durante o Governo de Passos Coelho, entrou em funcionamento em maio de 2016.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.