sicnot

Perfil

País

Várias corporações de bombeiros combatem fogo no concelho do Funchal

As duas corporações de bombeiros do Funchal, apoiadas por outras três da Madeira, foram esta segunda-feira mobilizadas para o combate a um incêndio que deflagrou numa zona florestal na freguesia de São Roque, nas zonas altas do concelho.

Segundo fonte da Câmara Municipal do Funchal, para reforçar o combate efetuado pelos bombeiros do Funchal (Municipais e Voluntários) foram chamadas as corporações de Machico, Câmara de Lobos e Ribeira Brava.

O presidente do município do Funchal, Paulo Cafôfo, convocou a comunicação social para fazer o ponto da situação, na sede do quartel do Bombeiros Municipais, ao final da tarde.

A densa coluna de fumo é visível desde a baixa da cidade e espalhou-se por uma vasta área.

Uma testemunha no local disse que o fogo "está nas imediações de residências", "a subir a encosta para zonas inacessíveis, e que "o vento está a dificultar o combate".

A Madeira está sob alerta laranja devido às temperaturas elevadas, que se têm situado entre os 29 e 34 graus, mas atingiram hoje os 37.

Lusa

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.