sicnot

Perfil

País

Alerta para ilegalidades no estacionamento de autocaravanas

O presidente da Associação de Parques de Campismo do Alentejo e do Algarve alerta para algumas ilegalidades com as pernoitas de autocaravanas junto a arribas e não nos locais próprios para o efeito.

"Em Portugal, de norte a sul, está a verificar-se uma situação de autocaravanas a pernoitarem fora de parques de campismo, optando por estacionarem em cima de arribas. Trata-se de uma situação ilegal, já que existe a obrigatoriedade de estes veículos pernoitarem em locais próprios para o efeito, num máximo de 72 horas", disse à Lusa Miguel Santos.

Para o responsável, a legislação, embora existente, "não está a ser convenientemente aplicada", uma vez que as autoridades passam um auto de contraordenação, mas no imediato nada acontece, sendo posteriormente o processo remetido para a câmara municipal.

"Se não recorrermos a uma multa do tipo daquela que acontece com o automobilista que tem de pagar na hora senão fica sem os documentos por exemplo, a atitude dos autocaravanistas não muda, pois já se percebeu que a consequência da infração não é grande", explicou.

Miguel Santos adiantou ainda que os blogues de autocaravanismo europeus referem que em Portugal, ao contrário do que acontece no resto da Europa, estes veículos podem ficar "onde quiserem pois a contraordenação é inconsequente".

"Ninguém quer proibir as autocaravanas mas as questões relacionadas com o autocaravanismo têm de ser regulado, é complicado também por questões de segurança", afirmou, lembrando que os seus ocupantes correm o país de norte a sul sem qualquer comunicação ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras "não havendo check in ou check out".

Miguel Santos deu ainda o exemplo de na Holanda a pernoita fora do local próprio para a autocaravana dar uma multa de cerca de 600 euros e de em Espanha os valores serem semelhantes, embora difiram de província para província.

O responsável pela Associação Parques de Campismo do Alentejo e do Algarve lembrou também as questões ambientais levantadas pelo estacionamento das autocaravanas em locais não próprios para o efeito, nomeadamente o despejo de sanitas químicas e lixo no espaço público, além do próprio desgaste e degradação da paisagem.

Lusa

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31