sicnot

Perfil

País

Fogo em Arouca está "descontrolado", várias povoações evacuadas

O presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves, disse na terça-feira que o incêndio florestal que lavra há mais de um dia em Janarde está "descontrolado" e levou à evacuação de povoações.

"O vento levantou-se a 60 quilómetros por hora e o fogo galgou a estrada e isto está imparável", disse à Lusa o autarca.

"Já evacuámos Janarde, Meitriz e agora estamos a ver se retiramos as pessoas de Ponte Telhe. Tem aqui mais de 300 pessoas", disse José Artur Neves, acrescentando que o incêndio está ainda a colocar em risco as povoações de Celada e Celadinha.

Este fogo, que deflagrou às 14:35 de segunda-feira, nas freguesias de Covelo de Paivó e Janarde, tem esta noite duas frentes ativas.

De acordo com a informação da página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), atualizada às 00:00, o incêndio de Janarde está a mobilizar 144 homens, apoiados por 28 viaturas.

Este incêndio é uma das nove "ocorrências importantes" da página da ANPC, assim designadas porque decorrem há mais de três horas e mobilizam mais de 15 meios de socorro.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • Os momentos que marcaram o 7.º dia de Mundial
    1:08
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Os momentos descontraídos dos jogadores
    1:54
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49