sicnot

Perfil

País

Fogo em Arouca está "descontrolado", várias povoações evacuadas

O presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves, disse na terça-feira que o incêndio florestal que lavra há mais de um dia em Janarde está "descontrolado" e levou à evacuação de povoações.

"O vento levantou-se a 60 quilómetros por hora e o fogo galgou a estrada e isto está imparável", disse à Lusa o autarca.

"Já evacuámos Janarde, Meitriz e agora estamos a ver se retiramos as pessoas de Ponte Telhe. Tem aqui mais de 300 pessoas", disse José Artur Neves, acrescentando que o incêndio está ainda a colocar em risco as povoações de Celada e Celadinha.

Este fogo, que deflagrou às 14:35 de segunda-feira, nas freguesias de Covelo de Paivó e Janarde, tem esta noite duas frentes ativas.

De acordo com a informação da página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), atualizada às 00:00, o incêndio de Janarde está a mobilizar 144 homens, apoiados por 28 viaturas.

Este incêndio é uma das nove "ocorrências importantes" da página da ANPC, assim designadas porque decorrem há mais de três horas e mobilizam mais de 15 meios de socorro.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.