sicnot

Perfil

País

Fogo em Castanheira de Pera obriga a evacuação da praia e ameaça habitações

Um incêndio na localidade de Ameal, em Castanheira de Pera, obrigou à evacuação da praia das Rocas e está a ameaçar algumas habitações, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria e o município.

Na página da Autoridade de Proteção Civil (ANPC), o incêndio já chegou a ser considerado em fase de resolução, mas pouco depois o fogo voltou a estar ativo e as chamas ameaçavam habitações às 17:30, disse à Lusa o responsável do CDOS, Sérgio Gomes.

O presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Fernando Lopes, explicou à agência Lusa que "foi necessária a evacuação da praia das Rocas para a movimentação de meios para aquele local".

O autarca referiu ainda que várias casas têm estado ameaçadas pelas chamas.

"A minha própria casa já esteve em risco. Durante a madrugada e há pouco também houve habitações ameaçadas, mas, felizmente, tem sido sempre possível controlar o incêndio. Não tenho conhecimento, até ao momento, de alguma casa ardida", acrescentou.

Fernando Lopes evidenciou ainda que no local "há muito calor e vento" e "várias frentes ativas": "É um pandemónio."

Segundo a Proteção Civil, às 17:55 o fogo estava a ser combatido por 168 operacionais, 50 meios terrestres e um meio aéreo.

Durante a manhã, um homem foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de ter ateado, na noite de segunda-feira, o incêndio florestal que está a lavrar no concelho de Castanheira de Pera.

O suspeito terá lançado o fogo, com recurso a chama direta, perto das 24:00 de segunda-feira, 08 de agosto.

O detido, com 67 anos de idade, casado e reformado, "vai ser presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório" e "aplicação das medidas de coação tidas por adequadas", refere a nota da polícia.

Este ano, a Polícia Judiciária já identificou e deteve 24 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.