sicnot

Perfil

País

Fogo em Silves dominado após obrigar 49 pessoas a abandonar casas

​O incêndio que deflagrou na segunda-feira na região algarvia de Silves encontra-se dominado, segundo o comandante operacional de socorro Richard Marques, mas obrigou à evacuação preventiva de casas sob ameaça das chamas, num total de 49 pessoas.

"Encontra-se dominado. Os trabalhos noturnos surtiram o efeito desejado e foram ao encontro do planeado. Agora, as próximas horas vão ser cruciais para consolidar a extinção do fogo, que não deverá sair da área já afetada", disse à Lusa o responsável.

Segundo a mesma fonte, "não houve quaisquer feridos a registar, nem danos materiais significativos, além de algumas ruínas e anexos, mas nenhuma habitação". O incêndio lavrou mais intensamente numa "zona de mato, pinhal e eucaliptal, com povoamento misto e disperso".

"Procedeu-se também à deslocação de 41 pessoas, que foram encaminhadas para casas de familiares, e outras oito continuam a ser acompanhadas pela Proteção Civil", disse Richard Marques.

O comandante operacional de socorro contabilizou 107 veículos, 368 operacionais e 10 máquinas de rasto no local, num esforço conjunto de diversas corporações de bombeiros do Algarve, de Beja e um grupo de reforço de Lisboa, bem como elementos da Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha Portuguesa e Forças Armadas.

O incêndio deflagrou cerca das 15:00 de segunda-feira, na zona de Perna Seca, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.