sicnot

Perfil

País

Fogo em Silves dominado após obrigar 49 pessoas a abandonar casas

​O incêndio que deflagrou na segunda-feira na região algarvia de Silves encontra-se dominado, segundo o comandante operacional de socorro Richard Marques, mas obrigou à evacuação preventiva de casas sob ameaça das chamas, num total de 49 pessoas.

"Encontra-se dominado. Os trabalhos noturnos surtiram o efeito desejado e foram ao encontro do planeado. Agora, as próximas horas vão ser cruciais para consolidar a extinção do fogo, que não deverá sair da área já afetada", disse à Lusa o responsável.

Segundo a mesma fonte, "não houve quaisquer feridos a registar, nem danos materiais significativos, além de algumas ruínas e anexos, mas nenhuma habitação". O incêndio lavrou mais intensamente numa "zona de mato, pinhal e eucaliptal, com povoamento misto e disperso".

"Procedeu-se também à deslocação de 41 pessoas, que foram encaminhadas para casas de familiares, e outras oito continuam a ser acompanhadas pela Proteção Civil", disse Richard Marques.

O comandante operacional de socorro contabilizou 107 veículos, 368 operacionais e 10 máquinas de rasto no local, num esforço conjunto de diversas corporações de bombeiros do Algarve, de Beja e um grupo de reforço de Lisboa, bem como elementos da Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha Portuguesa e Forças Armadas.

O incêndio deflagrou cerca das 15:00 de segunda-feira, na zona de Perna Seca, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.