sicnot

Perfil

País

Fogo em Silves dominado após obrigar 49 pessoas a abandonar casas

​O incêndio que deflagrou na segunda-feira na região algarvia de Silves encontra-se dominado, segundo o comandante operacional de socorro Richard Marques, mas obrigou à evacuação preventiva de casas sob ameaça das chamas, num total de 49 pessoas.

"Encontra-se dominado. Os trabalhos noturnos surtiram o efeito desejado e foram ao encontro do planeado. Agora, as próximas horas vão ser cruciais para consolidar a extinção do fogo, que não deverá sair da área já afetada", disse à Lusa o responsável.

Segundo a mesma fonte, "não houve quaisquer feridos a registar, nem danos materiais significativos, além de algumas ruínas e anexos, mas nenhuma habitação". O incêndio lavrou mais intensamente numa "zona de mato, pinhal e eucaliptal, com povoamento misto e disperso".

"Procedeu-se também à deslocação de 41 pessoas, que foram encaminhadas para casas de familiares, e outras oito continuam a ser acompanhadas pela Proteção Civil", disse Richard Marques.

O comandante operacional de socorro contabilizou 107 veículos, 368 operacionais e 10 máquinas de rasto no local, num esforço conjunto de diversas corporações de bombeiros do Algarve, de Beja e um grupo de reforço de Lisboa, bem como elementos da Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha Portuguesa e Forças Armadas.

O incêndio deflagrou cerca das 15:00 de segunda-feira, na zona de Perna Seca, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.