sicnot

Perfil

País

GNR mobiliza 500 militares para combate aos fogos

Quinhentos militares da Guarda Nacional Republicana estavam, cerca das 15h30, mobilizados em ações de combate aos incêndios florestais, informou aquela força de segurança.

Do total dos militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, mobilizados para os fogos, 160 estão a guarnecer 23 meios aéreos (18 ligeiros e cinco médios) e empenhados nas ações de primeira intervenção nos incêndios, refere uma nota da GNR, hoje divulgada.

No terreno estão também quatro grupos de ataque ampliado do GIPS, estando três a combater incêndios no distrito de Viana do Castelo e outro no distrito do Porto.

Durante este mês, a GNR contabilizou 462 saídas helitransportadas por militares do GIPS, tendo sido combatidos, e extintos, na fase inicial, 175 fogos.

Desde o início deste ano, a GNR registou 1.716 saídas de helicóptero, para combate e extinção de 894 incêndios, na fase inicial.

Lusa

  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50
  • Primeira casa reconstruída de raiz depois dos incêndios de Pedrógão já foi entregue
    1:49
  • Saiba que efeitos causam os diferentes tipos de bebidas alcoólicas

    Mundo

    As diferentes bebidas alcoólicas alteram e moldam o estado de espírito de formas distintas, concluiu um estudo científico sobre consumo de álcool e emoções. Segundo esta pesquisa, quem ingere bebidas espirituosas pode sentir-se irritado, sexy ou triste, enquanto quem opta pelo vinho tinto ou cerveja terá mais probabilidade de se sentir descontraído.