sicnot

Perfil

País

GNR mobiliza 500 militares para combate aos fogos

Quinhentos militares da Guarda Nacional Republicana estavam, cerca das 15h30, mobilizados em ações de combate aos incêndios florestais, informou aquela força de segurança.

Do total dos militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, mobilizados para os fogos, 160 estão a guarnecer 23 meios aéreos (18 ligeiros e cinco médios) e empenhados nas ações de primeira intervenção nos incêndios, refere uma nota da GNR, hoje divulgada.

No terreno estão também quatro grupos de ataque ampliado do GIPS, estando três a combater incêndios no distrito de Viana do Castelo e outro no distrito do Porto.

Durante este mês, a GNR contabilizou 462 saídas helitransportadas por militares do GIPS, tendo sido combatidos, e extintos, na fase inicial, 175 fogos.

Desde o início deste ano, a GNR registou 1.716 saídas de helicóptero, para combate e extinção de 894 incêndios, na fase inicial.

Lusa

  • Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros

    País

    Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.

  • "Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
    1:40

    País

    A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.