sicnot

Perfil

País

GNR mobiliza 500 militares para combate aos fogos

Quinhentos militares da Guarda Nacional Republicana estavam, cerca das 15h30, mobilizados em ações de combate aos incêndios florestais, informou aquela força de segurança.

Do total dos militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, mobilizados para os fogos, 160 estão a guarnecer 23 meios aéreos (18 ligeiros e cinco médios) e empenhados nas ações de primeira intervenção nos incêndios, refere uma nota da GNR, hoje divulgada.

No terreno estão também quatro grupos de ataque ampliado do GIPS, estando três a combater incêndios no distrito de Viana do Castelo e outro no distrito do Porto.

Durante este mês, a GNR contabilizou 462 saídas helitransportadas por militares do GIPS, tendo sido combatidos, e extintos, na fase inicial, 175 fogos.

Desde o início deste ano, a GNR registou 1.716 saídas de helicóptero, para combate e extinção de 894 incêndios, na fase inicial.

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por um avalanche em Itália
    1:44
  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.