sicnot

Perfil

País

Incêndio de Barcelos está "em resolução"

OCT\303\201VIO PASSOS

O incêndio florestal que deflagrou pelas 14h58 de domingo em Tamel Santa Leocádia, Barcelos, está "em resolução", informa a Autoridade Nacional de Proteção Civil no seu portal.

No terreno, estão agora 194 operacionais, apoiados por 68 meios terrestres.

Cerca das 8h30 de terça-feira, o comandante das operações de socorro, Luís Lopes, disse à Lusa que o incêndio tinha apenas ativa "uma pequena frente, com cerca de 300 metros".

Desde domingo, as chamas propagaram-se a várias outras freguesias dos concelhos de Barcelos e de Esposende.

O 2.º comandante operacional distrital de Braga, Vítor Azevedo, já disse à Lusa que o vento forte com constantes oscilações de direção foi umas das principais dificuldades encontradas pelos bombeiros no combate às chamas.

Destacou ainda a "grande carga combustível" existente na floresta em questão e o "completo abandono" a que aquelas áreas foram votadas, com uma "total inexistência de limpeza".

Além disso, aludiu também à existência de vários aglomerados populacionais perto dos montes.

As chamas chegaram a andar perto de algumas casas, em freguesias como Feitos e Vila Cova, entre outras, mas nenhuma das habitações foi atingida.

Vítor Azevedo sublinhou o apoio que a população, as juntas de freguesia e as câmaras deram aos bombeiros, disponibilizando meios próprios, como tratores e cisternas.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".