sicnot

Perfil

País

Incêndio de Barcelos está "em resolução"

OCT\303\201VIO PASSOS

O incêndio florestal que deflagrou pelas 14h58 de domingo em Tamel Santa Leocádia, Barcelos, está "em resolução", informa a Autoridade Nacional de Proteção Civil no seu portal.

No terreno, estão agora 194 operacionais, apoiados por 68 meios terrestres.

Cerca das 8h30 de terça-feira, o comandante das operações de socorro, Luís Lopes, disse à Lusa que o incêndio tinha apenas ativa "uma pequena frente, com cerca de 300 metros".

Desde domingo, as chamas propagaram-se a várias outras freguesias dos concelhos de Barcelos e de Esposende.

O 2.º comandante operacional distrital de Braga, Vítor Azevedo, já disse à Lusa que o vento forte com constantes oscilações de direção foi umas das principais dificuldades encontradas pelos bombeiros no combate às chamas.

Destacou ainda a "grande carga combustível" existente na floresta em questão e o "completo abandono" a que aquelas áreas foram votadas, com uma "total inexistência de limpeza".

Além disso, aludiu também à existência de vários aglomerados populacionais perto dos montes.

As chamas chegaram a andar perto de algumas casas, em freguesias como Feitos e Vila Cova, entre outras, mas nenhuma das habitações foi atingida.

Vítor Azevedo sublinhou o apoio que a população, as juntas de freguesia e as câmaras deram aos bombeiros, disponibilizando meios próprios, como tratores e cisternas.

Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira