sicnot

Perfil

País

Incêndio de Barcelos está "em resolução"

OCT\303\201VIO PASSOS

O incêndio florestal que deflagrou pelas 14h58 de domingo em Tamel Santa Leocádia, Barcelos, está "em resolução", informa a Autoridade Nacional de Proteção Civil no seu portal.

No terreno, estão agora 194 operacionais, apoiados por 68 meios terrestres.

Cerca das 8h30 de terça-feira, o comandante das operações de socorro, Luís Lopes, disse à Lusa que o incêndio tinha apenas ativa "uma pequena frente, com cerca de 300 metros".

Desde domingo, as chamas propagaram-se a várias outras freguesias dos concelhos de Barcelos e de Esposende.

O 2.º comandante operacional distrital de Braga, Vítor Azevedo, já disse à Lusa que o vento forte com constantes oscilações de direção foi umas das principais dificuldades encontradas pelos bombeiros no combate às chamas.

Destacou ainda a "grande carga combustível" existente na floresta em questão e o "completo abandono" a que aquelas áreas foram votadas, com uma "total inexistência de limpeza".

Além disso, aludiu também à existência de vários aglomerados populacionais perto dos montes.

As chamas chegaram a andar perto de algumas casas, em freguesias como Feitos e Vila Cova, entre outras, mas nenhuma das habitações foi atingida.

Vítor Azevedo sublinhou o apoio que a população, as juntas de freguesia e as câmaras deram aos bombeiros, disponibilizando meios próprios, como tratores e cisternas.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.