sicnot

Perfil

País

Plano Distrital de Emergência do Porto prolongado até quinta-feira

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) do Porto decidiu hoje prolongar até às 20h00 de quinta-feira o Plano Distrital de Emergência (PDE) acionado na madrugada de segunda-feira, revelou à agência Lusa o presidente da entidade.

Marco Martins explicou que a decisão de manter o PDE, inicialmente ativado por 48 horas, se deve ao número elevado de incêndios que se tem registado no distrito (o Porto tem sido o distrito com o maior número de fogos rurais em todo o país), à possibilidade de agravamento das condições climatéricas, nomeadamente do vento, que "tem prejudicado" o combate às chamas, e ao cansaço dos homens e desgaste dos meios no terreno.

A ativação do PDE, inédita no Porto, levou a CDPC a pedir ao Governo um "reforço de nove grupos de combate", o equivalente a "cerca de 300 operacionais", mas o comandante distrital de Operações de Socorro do Porto revelou hoje à Lusa que "não houve reforço de meios de combate aos incêndios" no distrito, onde está ativado o Plano de Emergência, devido ao esgotamento dos recursos disponíveis no país.

.

Com Lusa

  • Solução governativa à esquerda "devolveu tranquilidade à sociedade"
    0:58

    País

    O primeiro-ministro diz que a atual solução de Governo deve continuar tendo vantagens por ser como é. Ao Expresso, António Costa manifestou-se "muito satisfeito" com a solução governativa encontrada e afirmou que esta "não depende de haver ou não maioria" absoluta na próxima legislatura.

  • O regresso a casa depois do incêndio no Sardoal
    2:43