sicnot

Perfil

País

Portugal pede ajuda a Espanha para combater fogos em Viana do Castelo

© Jean Amet / Reuters

O Governo português acionou hoje novamente o protocolo com Espanha e aguarda a ajuda de um avião pesado Canadair para combater os incêndios florestais no distrito de Viana do Castelo, disse à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna.

Os incêndios que lavram em Vila Nova de Cerveira, Vilar de Murteda e Cabana Maior, no distrito de Viana do Castelo, são das ocorrências mais relevantes e que mais preocupações estão a dar aos vários elementos da proteção civil.

Já na segunda-feira as equipas portuguesas que combatem os incêndios florestais em Viana do Castelo puderam contar com a colaboração de elementos espanhóis, nomeadamente de um avião Canadair.

Entretanto, a mesma fonte indicou que "perante a atual situação operacional não se equaciona acionar o mecanismo europeu de proteção civil" da União Europeia.

Além dos fogos que lavram nos distritos de Viana do Castelo de Viseu, o de Couto de Baixo, no distrito de Viseu, também consta das ocorrências mais relevantes e já obrigou ao corte do Itinerário Principal 5 (IP5), que liga Aveiro a Vilar Formoso, nos dois sentidos em Viseu.

Lusa

  • Fogo corta IP5 em Viseu

    País

    O Itinerário Principal 5 (IP5), que liga Aveiro a Vilar Formoso, está cortado desde as 8:00 de hoje, nos dois sentidos em Viseu, devido a um incêndio florestal ainda ativo em Couto de Baixo, segundo a GNR.

  • Chamas descontroladas no Funchal
    4:04

    País

    Dezenas de casas já foram destruídas pelo incêndio na Madeira e centenas de pessoas realojadas. O presidente da Câmara do Funchal afirmou hoje que o gabinete do primeiro-ministro já foi contactado a propósito da eventualidade de ser necessário enviar meios para apoiar o combate aos incêndios na Madeira.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.