sicnot

Perfil

País

Reacendimentos levaram à reativação do incêndio em Águeda

O incêndio florestal de Préstimo, Águeda, no distrito de Aveiro, dado como dominado cerca das 11:00, reacendeu-se esta tarde, informou o presidente da Câmara local, Gil Nadais.

Em declarações à Lusa, o autarca disse que houve muitos reacendimentos durante a tarde, um dos quais em Avelal de Baixo, que ganhou proporções e chegou a ter duas frentes ativas.

Segundo Gil Nadais, este fogo, que consumiu uma área de eucaliptos e pinheiros, já está outra vez controlado.

O autarca realça, no entanto, que o vento forte previsto para o final da tarde poderá complicar a situação.

O incêndio no Préstimo, Águeda, deflagrou às 04:09 de segunda-feira e mobiliza neste momento 383 operacionais, apoiados por 117 viaturas e um meio aéreo, de acordo com a informação da página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC),atualizada às 20:00.

Lusa

  • As mulheres na clandestinidade durante o Estado Novo
    7:32

    País

    Não se sabe quantas mulheres portuguesas viveram na clandestinidade durante o Estado Novo, mas estiveram sempre lado a lado com os homens que trabalhavam para o Partido Comunista na luta contra a ditadura. Aceitavam serem separadas dos filhos e mudarem de identidade várias vezes ao longo dos anos. A história de algumas destas mulheres estão agora reunidas num livro que acaba de ser lançado.