sicnot

Perfil

País

Solidariedade de Viana do Castelo enche quartel com mantimentos

ARM\303\211NIO BELO

A solidariedade da população do concelho de Viana do Castelo, fustigado por vários incêndios florestais, encheu esta terça-feira o quartel dos Bombeiros Voluntários do concelho, em pleno centro da cidade.

"É inacreditável. Estou comovido e sensibilizado com o apoio das pessoas que até nem têm o fogo à porta e vêm ajudar quem está a combater as chamas", afirmou à Lusa o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, Luciano Moure, que salientou terem sido dezenas as pessoas que, ao longo do dia, se deslocaram àquele espaço para deixar mantimentos.

O responsável adiantou que os apoios vêm da sociedade civil, de empresas, super e hipermercados, restaurantes fast-food, que querem dar "o mínimo de conforto aos operacionais no terreno há vários dias".

Como a Lusa constatou, no quartel encontram-se paletes de garrafas de água, fruta, bolachas, leite, entre outros géneros alimentares que a corporação irá distribuir também pelos bombeiros municipais.

Maria Neves, de 51 anos, residente na freguesia da Areosa, disse à Lusa que "nem que fosse o último dinheiro que tivesse, dava apoio aos bombeiros".

"Nem que não tivesse nada para comer, mas não faltava com nada aos bombeiros", acrescentou.

Patrícia Pinto, de 21 anos, natural de Viana do Castelo, mas a residir no estrangeiro, também fez questão de deixar mantimentos por entender o momento muito complicado que os soldados da paz estão a enfrentar no combate às chamas.

Os bombeiros voluntários de Viana do Castelo são uma de duas corporações instaladas no concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, disse à Lusa que pelas 17:00 havia sete "fogos críticos" a afetar quase todo o concelho.

Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.