sicnot

Perfil

País

Acionado Plano Municipal de Emergência em Anadia

A Câmara de Anadia acionou hoje o Plano Municipal de Emergência (PME) face às "situações difíceis e de descontrolo" que se registam no concelho, na sequência do incêndio que lavra desde a última madrugada.

O incêndio, que deflagrou pelas 02:00 de hoje, mantém-se com "diversas frentes ativas" nas freguesias de Moita e de Vila Nova de Monsarros, ameaçando "vários aglomerados populacionais e elevada área correspondente ao espaço rural", afirma uma nota da Câmara de Anadia, enviada ao meio da tarde à agência Lusa.

As chamas "não aparentam qualquer diminuição na intensidade, face às condições atmosféricas adversas que se fazem sentir, nomeadamente altas temperaturas e ventos fortes, com mudanças permanentes de direção", sublinha o mesmo comunicado, subscrito pela presidente da Câmara de Anadia, Teresa Correia Cardoso.

Os meios e recursos afetos ao combate aos fogos "revelam-se insuficientes para controlar as várias frentes ativas, assim como para dar resposta a inúmeros pedidos de auxílio apresentados pelas populações", sublinha ainda a Câmara de Anadia.

Consideradas as "circunstâncias excecionais e urgentes, em especial a ameaça que as mesmas oferecem a aglomerados populacionais", o município decidiu acionar o Plano de Emergência de Proteção Civil, conclui a Câmara.

Pelas 18:00 as chamas eram combatidas por cerca de 150 operacionais, apoiados por cerca de meia centena de meios terrestres e por dois meios aéreos, disse à agência Lusa o segundo comandante operacional distrital de Aveiro, Pinheiro Duarte.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.