sicnot

Perfil

País

Acionado Plano Municipal de Emergência em Anadia

A Câmara de Anadia acionou hoje o Plano Municipal de Emergência (PME) face às "situações difíceis e de descontrolo" que se registam no concelho, na sequência do incêndio que lavra desde a última madrugada.

O incêndio, que deflagrou pelas 02:00 de hoje, mantém-se com "diversas frentes ativas" nas freguesias de Moita e de Vila Nova de Monsarros, ameaçando "vários aglomerados populacionais e elevada área correspondente ao espaço rural", afirma uma nota da Câmara de Anadia, enviada ao meio da tarde à agência Lusa.

As chamas "não aparentam qualquer diminuição na intensidade, face às condições atmosféricas adversas que se fazem sentir, nomeadamente altas temperaturas e ventos fortes, com mudanças permanentes de direção", sublinha o mesmo comunicado, subscrito pela presidente da Câmara de Anadia, Teresa Correia Cardoso.

Os meios e recursos afetos ao combate aos fogos "revelam-se insuficientes para controlar as várias frentes ativas, assim como para dar resposta a inúmeros pedidos de auxílio apresentados pelas populações", sublinha ainda a Câmara de Anadia.

Consideradas as "circunstâncias excecionais e urgentes, em especial a ameaça que as mesmas oferecem a aglomerados populacionais", o município decidiu acionar o Plano de Emergência de Proteção Civil, conclui a Câmara.

Pelas 18:00 as chamas eram combatidas por cerca de 150 operacionais, apoiados por cerca de meia centena de meios terrestres e por dois meios aéreos, disse à agência Lusa o segundo comandante operacional distrital de Aveiro, Pinheiro Duarte.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.