sicnot

Perfil

País

Acionado Plano Municipal de Emergência em Anadia

A Câmara de Anadia acionou hoje o Plano Municipal de Emergência (PME) face às "situações difíceis e de descontrolo" que se registam no concelho, na sequência do incêndio que lavra desde a última madrugada.

O incêndio, que deflagrou pelas 02:00 de hoje, mantém-se com "diversas frentes ativas" nas freguesias de Moita e de Vila Nova de Monsarros, ameaçando "vários aglomerados populacionais e elevada área correspondente ao espaço rural", afirma uma nota da Câmara de Anadia, enviada ao meio da tarde à agência Lusa.

As chamas "não aparentam qualquer diminuição na intensidade, face às condições atmosféricas adversas que se fazem sentir, nomeadamente altas temperaturas e ventos fortes, com mudanças permanentes de direção", sublinha o mesmo comunicado, subscrito pela presidente da Câmara de Anadia, Teresa Correia Cardoso.

Os meios e recursos afetos ao combate aos fogos "revelam-se insuficientes para controlar as várias frentes ativas, assim como para dar resposta a inúmeros pedidos de auxílio apresentados pelas populações", sublinha ainda a Câmara de Anadia.

Consideradas as "circunstâncias excecionais e urgentes, em especial a ameaça que as mesmas oferecem a aglomerados populacionais", o município decidiu acionar o Plano de Emergência de Proteção Civil, conclui a Câmara.

Pelas 18:00 as chamas eram combatidas por cerca de 150 operacionais, apoiados por cerca de meia centena de meios terrestres e por dois meios aéreos, disse à agência Lusa o segundo comandante operacional distrital de Aveiro, Pinheiro Duarte.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC