sicnot

Perfil

País

Autarca de Santiago do Cacém justifica viagem a convite da Galp com "relações institucionais"

A Câmara de Santiago do Cacém justificou a viagem do presidente do município a França, para o campeonato europeu de futebol, a convite da Galp, com as "relações institucionais" que a autarquia mantém com a empresa.

Num comunicado enviado hoje à agência Lusa, o gabinete de comunicação da Câmara Municipal de Santiago do Cacém confirma que o presidente da autarquia, Álvaro Beijinha, "esteve em Lyon", em França, a 22 de junho, "a convite do diretor da refinaria de Sines [da Galp]".

Lembrando que "a autarquia tem relações institucionais com a refinaria de Sines há mais de uma década", o mesmo documento explica que "a câmara assume um papel de interlocutor entre o movimento associativo do município e a refinaria de Sines, razão pela qual esta empresa entendeu convidar o município".

E, justifica: "foi nesse âmbito, que o presidente da Câmara aceitou o referido convite".

Com muitos dos trabalhadores da refinaria de Sines a residir no concelho de Santiago do Cacém, a autarquia assina anualmente protocolos com a empresa, que visam "apoios anuais a grupos desportivos e culturais".

"Não existe, contudo, nenhuma dependência de ordem financeira, económica, ou qualquer outra, que ponha em causa a isenção da Câmara Municipal de Santiago do Cacém em relação à empresa Galp Energia", pode ler-se ainda no comunicado.

Além do autarca de Santiago do Cacém, também o de Sines foi hoje criticado pela estrutura local do Bloco de Esquerda (BE) por ter alegadamente aceitado o convite da empresa para viajar até França para ver o jogo da seleção de Portugal, no campeonato europeu de futebol 2016.

Num comunicado em que exigem explicações aos dois autarcas, os bloquistas consideraram que, tendo em conta que a empresa "lhes pagou a viagem", a situação é uma "reprovável promiscuidade entre o poder local e esta empresa gigantesca".

A convite da Galp viajaram para Lyon, em França, para assistir a um jogo da seleção nacional no campeonato europeu de futebol, os secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, da Indústria, João Vasconcelos, e da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, uma situação que tem gerado polémica desde a semana passada, quando veio a público.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.