sicnot

Perfil

País

Duas aldeias em Póvoa de Lanhoso evacuadas "por precaução"

Duas aldeias da freguesia de Sobradelo da Goma, em Póvoa de Lanhoso, foram hoje evacuadas, "por precaução", face à aproximação de um incêndio que começou pelas 09:46 em Rossas, Vieira do Minho, informou o comandante operacional.

Vítor Azevedo disse à Lusa que em causa estão as aldeias de Carreiras e Cabanelas, cujos habitantes foram realojados em casas de familiares e num edifício camarário.

"Foi apenas uma medida de precaução, já que as casas não estão em risco", sublinhou.

Acrescentou que a medida visa ainda criar as "necessárias condições de segurança" para o combate às chamas.

O incêndio propagou-se, entretanto, aos concelhos de Fafe e Póvoa de Lanhoso, estando a ser combatido por 75 operacionais, apoiados por 27 meios terrestres.

Vítor Azevedo disse que o fogo tinha, cerca das 22:00, uma frente ativa de grande extensão, mas "fraccionada", estando o combate a ser dificultado pelo vento que se faz sentir.

Lusa

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.