sicnot

Perfil

País

Fogo em Castanheira de Pera lavra com intensidade mas só numa frente

O incêndio que deflagrou na noite de segunda-feira no concelho de Castanheira de Pera continua esta quarta-feira a lavrar com intensidade, mas apenas com uma frente, depois de ao princípio da noite ter progredido em três frentes.

Pelas 23:00 de hoje registava-se uma melhoria da situação, mas "o vento moderado a forte" que ali se faz sentir estava a complicar as operações de combate às chamas, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

O incêndio, que lavra em povoamento florestal, estava, então, a ser combatido por perto de três centenas de operacionais, apoiados por 90 meios terrestres, adiantou a mesma fonte.

O fogo, que deflagrou na zona de Ameal, naquele município do norte do distrito de Leiria, chegou a estar controlado, mas reacendeu-se na tarde de terça-feira, ameaçando algumas habitações e obrigando à evacuação, por precaução, da praia das Rocas, na altura frequentada por várias centenas de pessoas.

A Polícia Judiciária anunciou a detenção, na manhã de terça-feira, de um homem, de 67 anos de idade, casado e reformado, por suspeita de ter ateado este fogo.

De acordo com a página da Proteção Civil, pelas 23:30 lavravam, além deste, 13 outros incêndios classificados como "ocorrências importantes", cinco dos quais no distrito de Aveiro e quatro no de Viana do Castelo, que mobilizavam cerca de dois milhares de operacionais e cerca de seis centenas de meios terrestres.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim