sicnot

Perfil

País

Fogo em Castanheira de Pera lavra com intensidade mas só numa frente

O incêndio que deflagrou na noite de segunda-feira no concelho de Castanheira de Pera continua esta quarta-feira a lavrar com intensidade, mas apenas com uma frente, depois de ao princípio da noite ter progredido em três frentes.

Pelas 23:00 de hoje registava-se uma melhoria da situação, mas "o vento moderado a forte" que ali se faz sentir estava a complicar as operações de combate às chamas, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

O incêndio, que lavra em povoamento florestal, estava, então, a ser combatido por perto de três centenas de operacionais, apoiados por 90 meios terrestres, adiantou a mesma fonte.

O fogo, que deflagrou na zona de Ameal, naquele município do norte do distrito de Leiria, chegou a estar controlado, mas reacendeu-se na tarde de terça-feira, ameaçando algumas habitações e obrigando à evacuação, por precaução, da praia das Rocas, na altura frequentada por várias centenas de pessoas.

A Polícia Judiciária anunciou a detenção, na manhã de terça-feira, de um homem, de 67 anos de idade, casado e reformado, por suspeita de ter ateado este fogo.

De acordo com a página da Proteção Civil, pelas 23:30 lavravam, além deste, 13 outros incêndios classificados como "ocorrências importantes", cinco dos quais no distrito de Aveiro e quatro no de Viana do Castelo, que mobilizavam cerca de dois milhares de operacionais e cerca de seis centenas de meios terrestres.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.