sicnot

Perfil

País

Incêndios ameaçam casas e fábricas em Gondomar

Melres e Medas, Gondomar

OCTAVIO PASSOS

O concelho de Gondomar regista três incêndios "com várias frentes ativas que ameaçam casas e fábricas", relatou agência à Lusa o presidente da câmara local, Marco Martins, que lamentou a falta de meios aéreos pesados.

"Temos noção de que não há mais meios nem materiais, nem humanos, no que diz respeito a bombeiros. Mas os meios aéreos falharam. Estive desde manhã a solicitar meios aéreos pesados que não chegaram. Se tivessem chegado os incêndios que lavram em Gondomar tinham sido muito mais fáceis de resolver", referiu o autarca.

Na sequência dos incêndios que lavram em Gondomar e estão a atingir três localidades - Foz do Sousa, Jovim e Valbom - resultando de reacendimentos de fogos que tiveram origem em S. Pedro da Cova, a câmara de Gondomar cancelou todas as licenças para fogo-de-artifício.

"Os bombeiros neste momento nem conseguem extinguir os incêndios ativos para iniciar a fase de rescaldo, quanto mais preparar a noite difícil que ai vem. A previsão é que os ventos vão aumentar muito de intensidade", disse Marco Martins.

"Está descontrolado com três incêndios, que se dividem em várias frentes cada. O único onde o combate está a decorrer mais ou menos bem é em Valbom, mas as várias frentes já ameaçaram muitas casas, fábricas e postos de combustível", acrescentou.

O autarca confirmou, ainda, que de manhã cerca de 100 pessoas foram retiradas de casa, tendo-lhes sido autorizado entretanto que regressassem.

Os piores momentos viveram-se às 07:00 e 14:00 horas.

Esta situação também resultou no corte da A43, desconhecendo-se para já quando é que a autoestrada irá reabrir.

Ainda de acordo com o presidente da câmara de Gondomar, neste concelho estão cerca de 600 operacionais no terreno, juntando as corporações de bombeiros, GNR, INEM, PSP e dois pelotões do Exército que chegaram na madrugada de quarta-feira.

A vinda de meios do Exército resulta da ativação do Plano Distrital de Emergência que está em vigor desde as 00:15 de segunda-feira.

Este plano foi acionado pela primeira vez neste distrito por decisão da Comissão Distrital de Proteção Civil, à qual Marco Martins também preside.

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, atualizada às 19:30, no distrito do Porto estão 48 incêndios rurais ativos que mobilizam 724 homens, 226 viaturas e dois meios aéreos.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC