sicnot

Perfil

País

Incêndios ameaçam casas e fábricas em Gondomar

Melres e Medas, Gondomar

OCTAVIO PASSOS

O concelho de Gondomar regista três incêndios "com várias frentes ativas que ameaçam casas e fábricas", relatou agência à Lusa o presidente da câmara local, Marco Martins, que lamentou a falta de meios aéreos pesados.

"Temos noção de que não há mais meios nem materiais, nem humanos, no que diz respeito a bombeiros. Mas os meios aéreos falharam. Estive desde manhã a solicitar meios aéreos pesados que não chegaram. Se tivessem chegado os incêndios que lavram em Gondomar tinham sido muito mais fáceis de resolver", referiu o autarca.

Na sequência dos incêndios que lavram em Gondomar e estão a atingir três localidades - Foz do Sousa, Jovim e Valbom - resultando de reacendimentos de fogos que tiveram origem em S. Pedro da Cova, a câmara de Gondomar cancelou todas as licenças para fogo-de-artifício.

"Os bombeiros neste momento nem conseguem extinguir os incêndios ativos para iniciar a fase de rescaldo, quanto mais preparar a noite difícil que ai vem. A previsão é que os ventos vão aumentar muito de intensidade", disse Marco Martins.

"Está descontrolado com três incêndios, que se dividem em várias frentes cada. O único onde o combate está a decorrer mais ou menos bem é em Valbom, mas as várias frentes já ameaçaram muitas casas, fábricas e postos de combustível", acrescentou.

O autarca confirmou, ainda, que de manhã cerca de 100 pessoas foram retiradas de casa, tendo-lhes sido autorizado entretanto que regressassem.

Os piores momentos viveram-se às 07:00 e 14:00 horas.

Esta situação também resultou no corte da A43, desconhecendo-se para já quando é que a autoestrada irá reabrir.

Ainda de acordo com o presidente da câmara de Gondomar, neste concelho estão cerca de 600 operacionais no terreno, juntando as corporações de bombeiros, GNR, INEM, PSP e dois pelotões do Exército que chegaram na madrugada de quarta-feira.

A vinda de meios do Exército resulta da ativação do Plano Distrital de Emergência que está em vigor desde as 00:15 de segunda-feira.

Este plano foi acionado pela primeira vez neste distrito por decisão da Comissão Distrital de Proteção Civil, à qual Marco Martins também preside.

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, atualizada às 19:30, no distrito do Porto estão 48 incêndios rurais ativos que mobilizam 724 homens, 226 viaturas e dois meios aéreos.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.