sicnot

Perfil

País

Madeira sob aviso laranja e seis distritos do continente em aviso amarelo

O arquipélago da Madeira está hoje sob aviso laranja enquanto seis distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo, devido ao tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O arquipélago da Madeira está sob aviso laranja desde as 06:00 e até às 22:00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

O IPMA emitiu ainda um aviso laranja de vento forte com rajadas da ordem dos 75 quilómetros por hora nos extremos oeste e leste da Madeira entre as 06:00 e as 22:00 de hoje.

Sob aviso laranja estão também os distritos de Braga, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 10:00 de hoje e as 22:00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades".

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior centro e sul, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando do quadrante norte no litoral a norte do Cabo de Sines e sendo moderado a forte no litoral Centro, em especial durante a tarde.

Nas terras altas prevê-se vento moderado do quadrante leste, soprando forte até ao final da manhã e a partir do final da tarde com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial nas regiões norte e centro.

A previsão aponta ainda para descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior norte e centro e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior e pequena subida na faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira, vento moderado a forte de nordeste, com rajadas até 75 quilómetros por hora até ao final da tarde, soprando forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 95 quilómetros por hora até ao final da manhã e descida da temperatura máxima, sendo acentuada em alguns locais.

Para os Açores estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos, especialmente no nordeste da ilha de S. Miguel e vento leste bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 19 e 34 graus Celsius, no Porto entre 20 e 31, em Braga entre 16 e 34, em Viana do Castelo entre 17 e 30, em Vila Real e Viseu entre 15 e 30, em Bragança entre 12 e 28, na Guarda entre 12 e 27, em Coimbra entre 18 e 34, em Leiria entre 14 e 33, em Castelo Branco entre 19 e 33, em Portalegre entre 21 e 33, em Santarém entre 17 e 38, em Évora entre 16 e 36, em Beja entre 17 e 35, em Faro entre 20 e 29, no Funchal entre 27 e 30, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 27, na Horta entre 22 e 28.

Lusa

  • Marcelo já teve alta após "queda abrupta de tensão"
    2:53
  • Jorge Jesus emocionado à partida para o Al Hilal
    1:26

    Desporto

    O treinador Jorge Jesus está de partida para a Arábia Saudita, onde vai orientar o Al Hilar. Este sábado, no Aeroporto de Lisboa, emocionou-se quando questionado sobre o que mais lhe custa deixar: "a família e os amigos". Mas também se mostrou certo de que em breve voltará a Portugal.

  • México bate Coreia do Sul e está quase apurado

    Mundial 2018 / República da Coreia

    O México derrotou este sábado a Coreia do Sul por 2-1, na 2.ª jornada do grupo F, e ficou perto de garantir a passagem aos oitavos-de-final.

  • Bélgica goleia Tunísia e fica muito perto dos oitavos

    Mundial 2018 / Bélgica

    A Bélgica derrotou este sábado a Tunísia por 5-2, na 2.ª jornada do grupo G, e ficou muito perto de garantir o apuramento para os oitavos-de-final do campeonato do mundo. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • Moutinho continua sem treinar, Raphael Guerreiro recuperou
    1:35
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28
  • A opinião de Francisco Louçã
    14:51

    Opinião

    No habitual espaço de comentário semanal na Edição da Noite, Francisco Louçã analisou o Serviço Nacional de Saúde, o imposto sobre os combustíveis, a guerra entre professores e Governo e a lei das rendas.